terça-feira, 30 de agosto de 2011

Avanti squadra Palestrina! - Palmeiras 2 X 1 Corinthians

Recentemente ganhei uma fitinha do Senhor do Bonfim de uma grande amiga que viajou à Salvador, um presente típico com o qual não me deparava a anos. Não sou exatamente místico, mas pelo carinho da lembrança aceitei um dos talismãs na cor verde escuro, imaginando que a tonalidade poderia trazer sorte ao meu glorioso alviverde de Palestra Itália.

Na mitologia árabe, ao contrário do que mostram os desenhos da Disney, os gênios são vistos como criaturas malignas que, realizado os desejos dos homens, pretendem revelar à espécie humana a incoerência de seus próprio desejos que se viram contra eles mesmos. Foi pensando nisso que, enquanto se faziam os nós, resolvi fazer desejos simples, entre eles de que a Sociedade Esportiva Palmeiras seja Campeão Brasileiro de Futebol de 2011.

Um desejo simples que se inicou com a "derrota" para o Vasco no meio da semana passada apesar do placara de 3 X 1 contra o Gigante de Colina, desfalcado de diversos titulares. Pensei talvez as divindades do Candomblé e da Umbanda de toda Bahia tivessem me abandonado a meros nós num tecido grosseiro, o que seria compreensível caso o Bahia demonstrasse alguma possibilidade de vencero campeonato, mas a derrota do alvi-verde paulista foi essencial para concentrar o time unicamente na disputa do campeonato nacional.

Não se trata de uma vitória contra o maior rival regional, trata-se da persistência de um time que, a despeito de boas atuações, como foi o caso dos jogos contra Corinthians, Vasco e São Paulo, não conquistou vitórias, mas persistiu. Não defendo, o futebol apresentado pelo time, que como já escrevi anteriormente, não é um bom futebol, sobretudo depois da volta de Valdívia que não tem apresentado o futebol esperado, mas, diante das limitações e possibilidades é um futebol de resultados.

Porém, o que mais incomoda é a expectativa criada em torno do clube palestrino.

O Palmeiras está entre os cinco ou seis primeiros colocados do campeonato praticamente desde o início do Brasileirão 2011 e, apesar de poucos órgãos de imprensa enfatizarem essa informação, o alvi verde palista foi o time que sofreu menos gols no campeonato até o momento. Poucos comentaristas percebem que, até agora, o time realiza uma boa campanha se comparada com outros times candidatos ao título como o Internacional e o Cruzeiro, ainda que essa boa camapanha não seja suficientemente boa para garantir uma classifcação na Taça Libertadores de América de 2012.

Com a vitória de domingo, uma vitória pouco expressiva, levando em conta que o campeão do século XX deixou de atacar o rival após o segundo gol, preocupando-se apenas em se defender em seu próprio campo, o Palmeiras aparece na mídia como o novo candidato ao título. Essa manipulação de informações se expressa muito bem através do jogador mais importante do jogo, o novo centroavante palestrino Fernandão: Fernandão foi contratado unto ao Guarani dois dias antes de sua estréia, não estava relacionado nem mesmo para o banco de reservas, ganhando essa posição quando Maikon Leite se contundiu justamente no dia da partida, e só pode jogar pois o gol do Sheik forçou Luis Felipe Scolari a atacar o Corinthians e Patrik teve atuação discreta novamente.

A posição do time dos Jardins Suspensos de Parque Antártica na tabela do Campeonato Brasileiro é fruto de um trabalho prolongado que somente verdadeiros torcedores são capazes de perceber. Acreditar que um acaso como a entrada de Fernandão colocam o Palmeiras na luta pelo título é comprar a ideia de que o posicionamento do time na tabela seja resultado de uma série de coincidências e de que não exista um trabalho, sobretudo da comissão técnica, que justifique tal situação.

Mais uma vez a mídia se esquece de analisar o que dizem os números e analisam o que diz o ibope, mais uma vez o time do Palmeiras pode sofrer uma grave derrota...

Per favore non me rompere i coglioni...

Nenhum comentário: