terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"This is it! In the ostrich's crop!" - SL - American football

Reconheço que não tenho competência para escrever sobre futebol americano, mas não posso negar o fascínio que o esporte exerceu sobre mim esse ano...

Um professor, que até o ano passado trabalhava no Brasil, me apresentou o futebol americano quando passei a demonstrar curiosidade pela cultura norte americana. Os documentários de Michael Moore despertaram a curiosidade para conehcer um Estados Unidos muito diferente do que a TV brasileira da Era Collor, que abriu o país para a invasão do capital estrangeiro após a ditadura militar no Brasil, me apresentou na infância. Mas, a nova perspectiva "on the land of the free, and the home of the brave" foi despertada novamente quando conheci esse grande amigo equilibrado e sensato.

Entender os norte americanos através de seus esportes é um ponto de partida interessante para conhecer o país, mas, o que mais me chamou a atenção, além da genial crônica de Fernando Veríssimo (clique aqui para ler), foi percever que espoertes tipicamente norte americanos, além de serem extremamente violentos como o hoquei e o proprio futebol americano, são igualmente estratégicos.


Fonte: http://blogs.lancenet.com.br/madeinusa/tag/big-ben/

No futebol americano, a combinação entre estratégia coletiva (existem diveroso coachs com especialidades em defesa e ataque) e superação física individual (veja os estudos sobre a complexidade física dos atlestas no site do Sports Center clicando aqui) tornam o esporte imprevisível e por isso apaixonante.

Veja dois momentos da 2011/2012 season.





Quem sabe para a próxima estação me inspire mais e estude mais o esporte, mas não poderia deixar de postar algo sobre esse esporte que ano passado tanto me fascinou.

" By the beards of the prophet!"

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Imagem do dia

Da série de imagens: por que eu detesto reuniões na escola... uma homenagem a Walter Lantz e uma crítica ao meu coordenador pela escolha de um texto de Poe...


Autoria própria



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=5Tb4WSvrXg8

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Edgar_Allan_Poe_2_cropped.jpg

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Midiofobia - Greve de policiais militares da Bahia chega ao oitavo dia

Fonte: Jornal Nacional (http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/greve-de-policiais-militares-da-bahia-chega-ao-oitavo-dia/1802624/)
Data: 7 de fevereiro de 2012

Difícil de acreditar como essas situações acontecem no Brasil...

Sempre tentei evitar escrever sobre atualidades como a crise no poder judiciário devido às denúncias da ministra Eliana Calmon através do CNJ e a greve da polícia na Bahia, porém, ontem, assistindo ao Jornal Nacional não pude evitar de assistir a uma reportagem e escrever sobre ela.

Num país cuja história, representada pelos gregos antigos como a musa grega Clio, é sem sombra de dúvida irmã gêmea da musa Tália, a musa da comédia, ontem, o comandante da 6 região militar, um dos responsáveis pela desocupação da Assembléia Legislativa de Salvador, ocupada por policiais militares desde 31 de janeiro, o general Gonçalves Dias, fez a declaração que não utilizaria coletes à prova de bala para a desocupação, pois segundo ele: "não haverá combate".

Logo após a declaração, manifestantes a favor do movimento de greve apareceram com um bolo de aniversário para o genenral que fazia aniversário naquele dia. Assista aqui.

No país da piada pronta, Tália volta a nos fornecer outro belo espetáculo.

Canção do exílio (1843) - Gonçalves Dias

"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."

sábado, 4 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Midiofobia - Uso de banheiro feminino por Laerte termina em polêmica

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,uso-de-banheiro-feminino-por-laerte-termina-em-polemica,827344,0.htm
Data: 26 de janeiro de 2012

Somente os que não acompanham as tirinhas de Laerte se surpreenderam com o ocorrido na semana passada numa padaria da Sumaré: o cartunista paulistano vestido como mulher utilizou o banheiro feminino do estabelecimento e foi ofendido verbalmente por uma das clientes cuja filha utilizava o mesmo banheiro. Infelizmente o jornal Estado de São Paulo, mostra claramente o ponto de vista de Laerte, mas pouco explora o ponto de vista da cliente que supostamente ofendeu o cartunista. Como sempre, acabamos reféns de corporações...

Por tratar-se de um fenômeno social pouco usual, me parece previsível que em pouco tempo Laerte estivesse nas páginas do Metrópole do Estado de São Paulo, a diferença entre o que é normal e o que é comum é bastante delicada. Não é novidade que o cartunista é um cross dresser, termo que conheço apenas de suas entrevistas, porém, esse fenômeno social pouco comum, causa estranhamento para a maior parte das pessoas, e tudo que não é comum atrai a atenção, porém isso não deve se transformar em ofensa ou restrição de liberdade.

Proteção não se conquista com preconceito.

Diante desses novos fenômenos sociais, o poder público como responsável pela ordem do país deveria através de seus deputadores e senadores, analisar e criar leis, e seus juízes e magistrados, julgar essas leis, tudo sob orientação da presidente que garantiria a execução dessas leis e julgamentos, porém, o Brasil está voltado para as disputas políticas em torno do CNJ e as declarações de Dilma Roussef sobre a blogueira-ativista (e porque não incluir, prisioneira) Yoana Sánchez. Assim, questões como a de Laerte e de tantas outras pessoas são relegadas à no Legislativo, um sinônimo para a incompetência administrativa do Brasil.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:The_Roses_of_Heliogabalus.jpg
Legenda: As Rosas de Heliogabalus de Lawrence Alma-Tadema, 1888.

Para a mãe ofendida, os leitores desavisados e o editor pouco cuidadoso, uma breve pesquisa na internet revelaria que o cross dressing não necessariamente sente desejo pelo sexo oposto, não se trata de um homosexual ou transsexual, mas apenas o desejo de vestir-se com roupas e acessórios do sexo oposto. Não se trata de concordar ou não com o cross dressing, mas de informa-se, pois como idsse Voltaire: "A ignorância afirma ou nega veementemente; a ciência duvida".

No
último livro que li do pensador francês, Pirronismo da história, Voltaire critica a maneira que os historiadores romanos conceberam a história do césares de Roma, apontando incosistências metodológicas (ainda que em alguns momentos seu argumento se confunda com a sua proposta humanista reformadora) para a confecção das imagens de imperadores como Calígula, Nero ou Heliogábalo, o jovem que com 14 anos se torna o homem mais poderoso do mundo.


Me parece sinceramente, mesmo com toda admiração que tenho pelo trabalho de Laerte, que esse é o preço que se paga por não ser comum...