quarta-feira, 13 de abril de 2011

Carta aberta aos meu ex-alunos - sempre Laerte...

Meus futuros ex-alunos, a verdade é que os intermináveis discursos sobre educação proferidos por professores, coordenadores, diretores e até alguns pais, são muito similares a futebol: todos possuem algum fundamento teórico, mas muito mais fundamento prático, assim, esses discursos acabam carregados de uma emotividade irracional. Exatamente por isso futebol se discute em mesa de bar tomando cerveja, porém a discussão sobre educação se passa em sala de professores regado à café.

Nunca chegaremos a uma opinião única sobre o assunto, e é certo que, apesar de muitos professores não se darem ao benefício da dúvida, todos deveriam sempre se questionar pois a educação tem como objeto o ser humano, essa mistério para sempre insondável...

Desde que me tornei um aficcionado por artes gráficas nunca vi uma tirinha que representasse tão bem o que é a educação como esta tirinha do Laerte.

Autoria Laerte

Entendo que a maior parte de vocês aprende algo que em princípio é prazeroso, mas que a longo prazo traz malefícios, nesse caso o representado pelo chocolate, durante toda a infância. Esse aprendizado é sempre trazido pelos pais, os primeiros educadores da criança, que muitas vezes não tem capacidade de mensurar as consequências desse aprendizado que busca um prazer imediato, pois muitos não possuem uma consciência educacional.

Esse aprendizado é incorporado eficazmente através do prazer, e ao adentrar uma institução escolar, melhor conhecedora das consequências desse tipo de aprendizado, o enfrentamento com outro tipo de aprendizado no qual o prazer não existe ou existe a longo prazo, representado pela pedra nessa tirinha, vocês recusam esse outros aprendizado pela ausência de prazer.

Na minha opinião, Laerte é capaz de em três quadrinhos desdobrar ideias complexas como estas. Vale a pena a reflexão...

Nenhum comentário: