domingo, 9 de agosto de 2009

Mémoires du Cinemà - A Partida (Okuribito) - 2008


Autoria reprodução
Fonte: http://yasashiisekai.wordpress.com/

Sem dúvida o site mais completo para se obter informações sobre cinema é o IMDB (Internet Movie DataBase - http://www.imdb.com/).

Trata-se do maior banco de dados sobre a sétima arte, no qual é possível pesquisar títulos, nome de autores, diretores, roteiristas, persongem, biografias entre outros, acessando informações técnicas sobre os filmes como equipe, elenco, sinopse, data de lançamento, curiosidades, etc. Para o assinante do site (U$12,95 por mês ou U$99,95 por um ano de assinatura), existem diversas opções de interatividade como quadro de mensagens, FAQs, entre outros.

Ficha técnica:
http://www.imdb.com/title/tt1069238/

O filme japonês "A Partida", vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2009, conta a história de um violoncelista residente em Tóquio, cuja orquestra é dissolvida repentinamente pelo patrocinador. Diante da insegurança gerada pelo desemprego e agravada pela dívida contraída com a compra do instrumento, Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki), passa a questionar seu talento como músico profissional e, frustrado, decide retornar à sua cidade natal acompanhado pela mulher Ikuei Sasaki (Tsutomu Yamazaki) na esperança de se reestabelecer financeira e emocionalmente.

Já de volta à casa da falecida mãe, Daigo atende a uma anúncio de emprego publicado num jornal solicitando alguém que ajude a realizar "partidas" e supõe tratar-se de uma oportunidade numa agência de turismo. Contudo, o protagonista se depara com uma firma que realiza funerais, segundo a tradição japonesa, Daigo torna-se um "nokanshi", espécie de agente que realiza os ritos funerais tradicionais.


Autoria reprodução
Fonte: http://dialmformovies.wordpress.com

Mais do que um lindo filme, "A Partida" diferencia-se da produção comercial japonesa que chega ao circuito comercial de São Paulo, por tratar de um tema extremamente delicado, a morte, com sensibilidade refinada e humor preciso, sobressaindo o enredo, roteiro, direção (sobretudo no que diz respeito ao elenco) e a marcante trilha sonora, do que propriamente a fotografia que tanto marca o cinema oriental. Imperdível!

Para aqueles que apreciam comentários inteligentes, e talvez até mais pertinentes que os meus, sugiro o boletim de Salomão Schvartzman pela rádio BandNews FM no dia 29/07/2009

http://bandnewsfm.band.com.br/colunista.asp?ID=102

Boa noite e... Seja feliz....

Nenhum comentário: