segunda-feira, 17 de setembro de 2012

"This is it! In the ostrich's crop!" - SL - Como acompanhar a NFL baby!

Ainda escreverei sobre a situação do Palmeiras, mas antes preciso refletir um pouco... Vamos ao futebol americano (que por si só já é bastante imperialista, deveria chamar-se futebol estado-unidense ou futebol norte-americano já que se pratica no Canadá também).

Antes desses meses sabáticos (se é que se pode falar "sabático" quando simplesmente se é sufocado pela rotina profissional), escrevi uma primeira postagem sobre futebol americano e desde então assisti ao meu primeiro SuperBowl, nome dado à partida única das finais da NFL (National Football League).

Desde então venho aguardando ansiosamente pelo reinício da temporada que recomeçou no início de setembro. Interessante como os esportes estadunidenses se revezam por estações, mantendo a população entretida durante todo o ano, inclusive nos feriados nacionais como o dia da independência e natal, seguindo a eficiente política de outro império ironizada pela tropicália.

Fonte: http://garagem95.blogspot.com.br/2011/09/baixe-o-disco-tropicalia-ou-panis-et.html


Panis Et Circenses
Os Mutantes

Eu quis cantar
Minha canção iluminada de sol
Soltei os panos sobre os mastros no ar
Soltei os tigres e os leões nos quintais
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer

Mandei fazer
De puro aço luminoso um punhal
Para matar o meu amor e matei
Às cinco horas na avenida central
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer

Mandei plantar
Folhas de sonho no jardim do solar
As folhas sabem procurar pelo sol
E as raízes procurar, procurar

Mas as pessoas na sala de jantar
Essas pessoas na sala de jantar
São as pessoas da sala de jantar
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer

Fonte: http://letras.mus.br/mutantes/47544/



Uma das formas de manter os fãs absortos na 2012 season é o modelo do jogo Cartola FC, que surgiu com a NFL, os chamados Fantasy Game. Como é própria do admirável século XXI, herdeiro do conflito dos modelos ideológicos do século XIX e XX, o imponderável é cada vez menos compreendido e o reflexo no esporte é evidente na obsessão em mesurar, classificar, relacionar, comparar, etc, etc, etc... A dificuldades em se amparar em dados que não do próprio Cartola FC se compara ao incrível laboratório de estatísticas da NFL como está no site (clique aqui), além de aplicativos para smartphones como o NFL Fantasy e o NFL by StatS.

Optei por "torcer" por um time que no ano passado chegou às fases finais do campeonato, o Pittsburg Steelers, aliás, é bastante estranho "escolher" um time quando não existe um vínculo emocional como no futebol. Na realidade, optei por torcer não por um time, mas para um jogador, Ben Roethlisberger, o chamado Big Ben. Talvez eu tenha me chamado a atenção por seu quarteback pesado mas com muita habilidade, o que é abasolutamente necessário com a linha de scrimmage dos Steelers, problema não resolvido na última temporada.

Para quem for um apaixonado por esportes como eu, vale a pena conhecer um pouco mais assistindo às partidas na ESPN às segundas, quintas e domingos, preferencialmente com narração de Everaldo Marques e Paulo ANtunes, uma dupla que contribuiu ENORMEMENTE para a divulgação do esporte da bola oval no Brasil, tanto pela sua didática em apresentar o futebol americano (no twitter e blog de Everaldo Marques é possível baixar um manual com as regras básicas, clique aqui e aqui) como em ironizar as transmissões tonando-as mais prazerosas (Paulo Antunes faz um programa sobre esportes americanos chamado Antunadas, clique aqui).

Se os Steelers forem ameaçados de rebaixamento, ainda que isso não exista na NFL, o curling que me aguarde...

" By the beards of the prophet!"

Nenhum comentário: