sábado, 11 de abril de 2009

Batalha de Salamina

Depois de uma semana sem postagens devido a uma viagem, retorno com uma postagem sobre uma estória, palavra infelizmente extinta, sobre a história com a qual me identifico muito.

Autoria Jacques-Louis David/Museu do Louvre, Paris, França


Segundo relatos de Heródoto de Halicarnasso, considerado pela historiografia o pai da História, Xerxes I, imperador persa, filho de Dario, fomentou a segunda guerra médica contra os gregos em 480 a.C.Atenienses e espartanos se aliaram contra a ameaça e o general Temístocles de Atenas foi incumbido da defesa naval grega, ainda que contasse com número inferior de trirremes para fazer frente às tropas de Xerxes I. Confiante na vitória, o imperador do oriente ordenou que seu trono fosse instalado numa colina próxima ao estreito da Ática onde ocorreria a batalha com Temístocles, que entraria para a história como a batalha de Salamina.

Porém, durante a noite que antecedeu o combate, uma tempestade destruiu parte das embarcações de guerra persas, atirando-as violentamente contra a costa escarpada do litoral. A despeito do ainda superior poderio naval de Xerxes I, o general Temístocles, utilizando manobras evasivas para atrair a armada persa no dia seguinte, encurrando as pesadas embarcações inimigas numa falange e destruindo boa parte delas.

Xerxes I, poderoso imperador persa de todo o Oriente, um dos homens mais poderoso do mundo antigo permaneceu em seu trono no alto da colina aguardando que a derrota se abatesse sobre seu exército.

Nenhum comentário: