segunda-feira, 6 de abril de 2009

Carta aberta aos meus futuros ex-alunos - A educação e a Matrix

Autoria reprodução

Ao longo da vida, independende da escolha profissional que fizerem frequentemente ouvirão longas reflexões acerca do papel fundamental que a educação tem para a formação do ser humano, como se o processo educativo por si só assegurasse integridade de caráter dos indivíduos formalmente educados através de instituições de ensino reconhecidas pela hipocrisia de poderes públicos constituídos "democraticamente".

Ainda que a educação seja parte inevitável da formação de qualquer ser humano, independente da secção espacial ou temporal, cada vez mais me parece que o processo educacional instucionalizado tem por objetivo formatar o pensamento tendo em vista o mais estrito controle social como Michel Foucault investigou na década de 70 e 80 antes de ser vitimado pela AIDS. Essa reflexão se fez ainda mais presente essa semana enquanto organizava alguns materiais e um de vocês veio até mim conversar sobre a escola dizendo "ter poder é bom não é?".

Minha introdução ao universo escolar tem levado a enfrentar muitos conflitos internos acerca da minha própria concepção de educação que extrapolam o ambito pedagógico e me procuram em espaços tortuosos da mente ainda a descobrir.

Nenhum comentário: