Mais do que um trabalho, cuidar de vocês ao longo desse pouco tempo que estamos juntos, afinal, que outra função exerce um educador senão cuidar, me tem permitido reflexões mais amplas como por exemplo sobre a função do educador e da escola ao longo do processo educativo, as variáveis curriculares que compõe um bom currículo educacional, etc. Contudo, nas últimas semana tenho me detido nas mesmas reflexões acerca da minha própria educação escolar: qual meu comportamento enquanto aluno de quinta série, quais minhas disicplinas favoritas, quais a relação com meus colegas de classe.
Reconheço muitas diferenças entre nós como o alto poder aquisito de seus pais, a cultura tão distinta legada pelas suas tradições religioso-familiares e a época em que vivem, o alvorecer do século XXI. Assim, uma análise de tantas diferenças requer muitos cuidados, sobretudo quando meus referenciais são lacrados por carvalho antigo fermentando alcoolicamente o vinho que é minha memória.
Minha vida escolar se divide em três momentos distintos: primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, quando era um aluno quieto e estudioso sempre bem graduado em meus exames escolares; do sexto ao oitavo ano do ensino fundamental, quando as avaliações passaram a evidenciar um aluno mediano; e, por fim, após a conclusão do ensino fundamental no Centro Educacional SESI e o ingresso no colégio São Domingo para cursar o ensino médio, quando finalmente, depois de anos consegui me tornar um aluno mediano para fraco, chegando a ficar de exame em física em pleno ano de formatura.
Nessa época, da mesma maneira que muitos de vocês se não o fazem um dia farão, me questionei qual o sentido de tantos anos de ensino escolar quando na minha vida cotidiana, e mesmo dentro de minha escolha profissional, muitos desses conteúdos não serão importantes. Retornando ao ensino fundamental, voltei a essa questão refletindo sob uma nova perspectiva, a perspectiva de professor e penso que a educação desempenha um papel básico na formação do ser humano: a navegabilidade.
Continua...
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