terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Imagem da semana


Autoria Kioskerman
Fonte: http://kioskerman.com.ar/

domingo, 27 de dezembro de 2009

Citações

"A realidade continua arruinando a minha vida"

Bill Waterson

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Imagem da semana


Autoria Gabriel Renner
Generosidade de Gabriel Renner! Desejo a todos os poucos leitores desse blog um feliz natal (seja lá o que isso signifique para cada um)!
P

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Férias

Estou saindo de férias, não sei se conseguirei acesso para escrever, mas com certeza volto com boas postagens na bagagem.

Beijos a todos!


P

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

"Batatinha quando nasce..."

"Um cão guarda
atrás das grades
a liberdade"

P

domingo, 20 de dezembro de 2009

Midiofobia - A ascensão dos mal-humorados

Fonte: Folha de São Paulo
Data:
30 de novembro de 2009

Com a chegada do final do ano escolar, a procura por outras oportunidades profissionais me levaram a enviar muitos currículos para outras instituições de ensino e realizar diversas entrevistas. Essa procura é bastante desgastante por isso procuro dispersar meu esforço procurando detalhes interessantes nessas entrevistas talvez o maior deles seja analisar como ocorre o processo de seleção de cada empresa. Em busca de uma boa contratação, o contratante se utiliza de outros profissionais e métodos das mais diversas áreas para melhor compreender o contratado, que por sua vez é inquirido por horas sobre suas mas profundas percepções. Em uma dessas entrevistas respondia a um questionário para que definisse o meu "astral", consegui apenas responder "realista".

Num ensaio publicado na primeira página da mais recente edição do New York Times traduzido pela Folha de São Paulo entitulado "A ascensão dos mal-humorados" (sem autor, comentários devem ser enviados para nyweekly@nytimes.com), se relaciona o estouro das bolhas hipotecárias nos Estados Unidos, e o consequente colapso financeiro deste ano, com a difusão nos Estados Unidos de uma cultura otimista demais que acaba por não possui embasamento na realidade.

Entre os articuladores dessa idéia estão Barbara Ehrenreich, que recentemente publicou um livro sobre o assunto, "Bright-sided: How the Relentless Promoion of Positive Thinking Has Undermined America" ("O Lado Bom: Como a Incansável Promoção do Pensamento Positivo Minou a América") e Alina Tugend, que afirmou ao "Times": "Estaremos caindo na armadilha de acreditar que nosso trabalho e, de fato nossas vidas, devem ser sempre fascinantes e consumistas?".

As percepções do grupo que se auto-intitulou "Os negativos" possui mais do que um viés puramente econômico, mas um aspecto cultural importante: na última década não apenas os Estados Unidos como todo mercado editorial está inundado de livros de auto-ajuda que prometem a felicidade através de do pensamento positivo, essa tendência (tendência me parece a palavra mais adequada) reforçada ao longo dos anos desenvolveu uma cultura de otimismo que, além de estimular um gradual descolamento com a realidade prática, tem se conformado numa cultura moralizante, na qual o sucesso e a felicidade se confundem para justificartoda e qualquer ato.


Autoria reprodução
Fonte: http://www.toutlecine.com/
Legenda: cena do filme "Pequena Miss Sunshine" (2006) dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris

A felicidade se tornou uma ordem. Hoje, é proibido ser triste.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Imagem da semana



Autoria Caco Galhardo
Fonte: http://blogdogalhardo.zip.net/

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

"Batatinha quando nasce..."

“O mar conduz
e destrói os navios
assim o amor...”

Autor de haikai que vendia no Espaço Unibanco

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Carta aberta aos meus futuros ex-alunos - escola Jean Pinochet

Vocês todos ainda são muito jovens meus queridos futuros ex-alunos, mas gostaria de escrever um pouco sobre como percebo a instituição escolar hoje, para que um dia vocês possam refletir por si mesmos

É sabido que a educação, assim como a história, é uma maneira de se consolidar poderes constituídos de determinados indivíduos ou grupos sociais, como um determinado governante comprometido com determiandas propostas políticas, um grupo religioso formado por pessoas ligadas a determinados preceitos.


Fonte: www.cosmoloan.com/
Legenda General Augusto Pinochet (1915-2006), ditador chileno que governou entre 1973 a 1990

Porém, por mais que pareça óbvio, muitas vezes os educadores, educadores num sentido mais amplo, como professores, profesores substitutos, professores assistentes, coordenadores, diretores, inspetores de alunos, faxineiros, cozinheiros, enfim, não compartilham daqueles mesmos princípios estabelecidos como primordiais para a instituição educacional. Cada educador no espaço profissional que lhe cabe, atua segundo sua própria subjetividade que por sua vez é composta de diversas variáveis como experiência de vida, formação educacional, estado emocional e no fim da lista, como algo menos determinante, estão as determinações profissionais da direção da instituição.

Não quero dizer com isso, meus queridos futuros ex-alunos, que os educadores são profissionais não qualificados para o ensino, mas que esses educadores são seres humanos complexos como vocês e eu, e não máquinas que simplesmente reproduzem as determinações impostas, determinações essas de caráter político, religioso, profissional. Contudo, muitas instituições são insensíveis à individualidade de seus profissionais e, na tentativa de impor essas determinações através de um discurso pedagogicamente aceito, acabam entrando em conflito com seus profissionais, que acatam às decisões superiores pois, necessitando da remuneração financeira não podem deixar o trabalho.


Fonte: http://www.denstoredanske.dk/
Legenda Jean Piaget (1896-1980), pedagogo francês

Desse modo, muitas vezes o processo educativo não se torna plenamente satisfatório, pois não existe liberdade profissional por parte dos educadores para atender às demandas da direção e por outro lado, também não existe liberdade profissional por parte da instituição para atender às demandas dos educadores...

Enquanto isso mais e mais crianças são formadas por esses professores e por essas instituições...

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Imagem da semana


Autoria Francis Bacon/MoMA
Legenda: "Paiting" (1946), de Francis Bacon, exposta no MoMA (The Museum of Modern Art New York)

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Avanti squadra Palestrina! - Campeonato Brasileiro 2009 - 37ª rodada

Por fim o campeonato brasileiro de 2009 se encerrou com a conquista do hexa-penta campeonato do Clube de Regatas Flamengo.

Diferente dos outros campeonatos nacionais brasileiros e campeonatos nacionais de outros países, esse se destacou pela competitividade entre os clubes que disputavam as quatro primeira colocações e o almejado título de campeão brasileiro de 2009. Contudo, essa disputa acirrada também proporcionou a clubes, cartolas, diretores, jogadores, técnicos, juízes, bandeirinhas e torcedores um espetáculo à parte, um espetáculo de erros de arbitragem, violência entre jogadores do próprio time e entre torcidas organizadas dos próprios times, consequências como essas são compreensíveis num campeonato tão disputado, ainda que não sejam plenamente aceitáveis.


Fonte: http://globoesporte.globo.com/

Reitero todos méritos do time do Flamengo na conquista do título, ainda que muitos críticos prefiram teorias conspiratórias como contar o número de pênaltis que o time teve ao longo do campeonato comparando-os com o de outros times, a força coletiva do rubro-negro carioca se manifestou no momento mais importante do campeonato.

Porém, a despeito do já previsto título e reiterado reconhecimento dos flamenguistas, é interessante analisar como os times do São Paulo, Internacional, Atlético-MG, Palmeiras, Avaí e Cruzeiro alteraram suas posições nas últimas rodadas do campeonato, determinando não apenas sua posição no campeonato como a posição de seus adversários.

A despeito de uma campanha irregular no início do campeonato, o tricolor paulista manteve, ainda sob o comando do técnico Muricy Ramalho uma regularidade importante a partir do segundo turno, porém, essa estabilidade de resultados não se refletia entre os próprios jogadores, evidente na troca de agressões físicas entre o zagueiro André Dias e o meia Hugo, até por já conviverem há alguns anos, privilégio apenas de poucos clubes que possuem um planejamento tão eficiente como o do time do São Paulo. Apesar desse desgaste, também, e ainda mais evidente no time do Palmeiras, foi a atitude do time contra o Goiás e o Botafogo na 35ª e 36ª rodadas que deixaram o time paulista como um todo emocionalmente fragilizado para conquistar o seu terceiro título brasileiro seguido.

Há alguns anos seguidos o Atlético-MG e o Internacional fazem uma ótima campanha ao longo do campeonato, mas acabam não conquistando o título. Infelizmente não se reconhece uma boa campanha que não contemple um título: o time de Belo Horizonte, assim como o Palmeiras, parece ter se enfraquecido quando se contratou reforços como o meia Ricardinho e o lateral Coelho; já o Internacional perdeu sua caracterísca ofensiva com a negociação do atacante Nilmar e a sua determinação para conquistar o título com demissão do técnico Tite e a declaração da diretoria em procurar um técnico para direção do time apenas até o encerramento do campeonato.

Assim como outros resultados da última rodada, a derrota do Palmeiras para um Botafogo que precisava de uma vitória para não ser rebaixado já era esperado, porém, a classificação do time do Cruzeiro para disputa a aliminatória da taça Libertadores da América demonstra como o alviverde paulista possuia todas as condições não apenas de se classificar como mesmo de ser campeão: o número de vitórias determinou a a posição do Cruzeiro, mas o Palmeiras teve o mesmo número pontos marcados, o mesmo número de gols marcados, menor número de gols sofridos, maior saldo de gols e menor número de derrotas. Méritos ao time celeste de Belo Horizonte pelo poder de reação depois da desclassificação da Libertadores da América, mas como amante do futebol é triste ver o potencial disperdiçado de um time como o Palmeiras.
Por fim, a surpresa do campeonato como já destaquei aqui anteriormente, foi o time do tenista Gustavo Kuerten, o Avaí de Florianópolis, que segundo o jornal Estado de São Paulo terá como técnico no ano que vem o interino do Palmeiras, Jorginho.

Escrevi anteriormente que me sentia envergonhado de torcer para o Palmeiras, mas que torcedor não escolhe time. Também escrevi que após as declarações do presidente Luis Gonzaga Belluzzo, coincidentes com as lesões sequenciais de Pierre, Maurício Ramos e Cleiton Xavier, e a demissão de Maurício e Obina, marcou uma transformação importante na história do time, hoje, mais do que a queda de rendimento do time alviverde, mais do que a perda do título do Campeonato Brasileiro de 2009, mais do que a perda da classificação para a taça Libertadores da América, essa declaração marca nova ruptura dentro da administração do clube e, como os palmeirenses estão acostumados desde a primeira gestão de clube-empresa com a Parmalat nos anos 90, um esquecimento do time como demonstra a diretoria ao permitir a saída do técnico Jorginho, técnico que ganhou 6 das 7 partidas que disputou pelo clube e levou o Palmeiras à primeira colocação do campeonato, posição que se manteve por 19 rodadas até ser assumida pelo São Paulo, mas o torcedor nunca esquece.

Per favore non me rompere i coglioni...

domingo, 6 de dezembro de 2009

Citações

"Coragem é o preço que a vida cobra pela paz duradoura. A alma que não reconhece isso, não se liberta de coisas pequenas, se não se liberta da solidão lívida do medo"

Amelia Earhart

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

"Batatinha quando nasce..."

"Devagar, o tempo transforma tudo em tempo. O ódio transforma-se em tempo. O amor transforma-se em tempo. A dor transforma-se em tempo. Os assuntos que julgamos mais profundos, mais impossíveis, mais permanentes e imutáveis, transformam-se devagar em tempo. Mas, por si só, o tempo não é nada, a idade não é nada, a eternidade não existe."

José Luís Peixoto

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Avanti squadra Palestrina! - Campeonato Brasileiro 2009 - 36ª rodada

Enfim o Flamengo assumiu a ponta do mais disputado campeonato brasileiro de pontos corridos de todos os tempos.

Apesar da boas atuações do time do São Paulo nas últimas rodadas, a derrota por 4 X 2 para o Goiás reafirmaram algumas fragilidades do time, como a dependência da criatividade do volente armador Hernanes, muito bem marcado pelo time goiano, a ausência do apoio de laterias ofensivos, além de uma determinação incomum do time adversário em vencer a partida. Durante a transmissão da partida um grupo de torcedores exibia uma faixa escrita "Do que adianta ganhar agora que não vale nada?", o que dá margem a pensar em nova "mala branca".

Ainda que o Flamengo não tenha apresentado um futebol digno de campeão brasileiro, os cariocas venceram o Corinthians por 2 X 0 num jogo polêmico em que o atacante Ronaldo saiu de campo sentindo dores na coxa ainda no primeiro tempo e o goleiro Felipe não se moveu no pênalti cobrado por Léo Moura, lateral flamenguista.


Fonte http://globoesporte.globo.com/

Faltando apenas uma rodada para definição do campeonato a competitividade entre os clubes se estreita, não apenas pela disputa direta do título como pela tradição de rivalidade como é o caso de São Paulo e Palmeiras, Internacional e Grêmio, Flamengo e Fluminense, porém, o que a televisão, a verdadeira culpada pela situação que vivemos hoje no futebol moderno, tem mostrado são uma sucessão de erros de arbitragem comprometendo diretamente o resultado final das partidas e consequentemente do campeonato.

Casos de erro de arbitragem ocorrem por todo o mundo, no último domingo, Luis Fernando Veríssimo escreveu uma ótima crônica no Estado de São Paulo a respeito do gol irregular da selação francesa, que desclassificou das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 a seleção da Irlanda nos últimos minutos do segundo tempo. Inconformado com as arbitrariedades, o presidente da Fifa, o não por acaso francês, Joseph Blatter, pretende minimizar esses erros incluido mais dois assistentes em campo já na Copa do Mundo de 2010.

Autoria gsb viva
Fonte: http://www.flickr.com/

Nos últimos anos, o futebol tem se tornado um esporte cada vez "moralmente mais justo". Uma evidência óbvia são os campeonatos de pontos corridos já adotados em todo o mundo, que premiam clubes que possuem melhor aproveitamento, impedindo que outros clubes cujo aproveitamento são menores surpreendam.

Infelizmente até o esporte está acabando com o improvável.

Per favore non me rompere i coglioni...