Apesar do título "abertura da Copa do Mundo", a competição esportiva mais popular do mundo começou na última quinta-feira com o jogo do grupo A, África do Sul X México, porém, me dou o direito de escrever "abertura" para fazer uma análise das possibilidade desse mundial.
Desde que me entendo por fã da arte futebolística, minhas primeiras recordações da Copa do Mundo são de 1990, quando assisti quase todo o campeonato numa sala de espera de consultório médico como castigo por ter atingido o olho do meu irmão com um estiligada poucos dias antes da estréia da seleção brasileira. Encardidas de As paredes encardidas de um branco esverdeado pelo tempo acolheu minhas primeiras emoções pelo futebol, como meus gritos no final do segundo tempo quando, o hoje técnico da seleção Argentina, Diego Armando Maradona arrancou do meio de campo e passou a bola para Cannigia que, livre de marcação, driblou o goleiro brasleiro Taffarel dando fim ao sonho do tetra campeonato. Talvez essa recordação ainda seja tão presente pela bronca que tomei com a gritaria, uma vez que estava numa sala de espera de um consultório oftalmológico no qual ocorriam cirurgias segundo o médico que me pediu silêncio após a derrota.
Desde então, mais do que um praticante me tornei um apaixonado por futebol, e a Copa do Mundo, apesar do povo brasileiro se identificar muito mais com seu clube do que com a seleção, é (ou deveria ser) a celebração desse esporte.
Primeiramente preciso reconhecer que não tenho tempo para acompanhar futebol como gostaria, porém, diante das minhas possibilidades considero algumas opiniões bastante importantes:

Fonte:http://www.shine2010.co.za/Community/blogs/goodnews/archive/2009/12/01/third-2010-fifa-world-cup-ticketing-sales-phase-to-kick-off-on-5-december.aspx
1 - Blog do Sócrates, ex-jogador do Corinthians e da seleção: apesar de bastante pragmático é um comentarista que pode falar com muita propriedade, uma vez que já foi jogador e participou não apenas de importantes times nacionais como o Corinthians, como também da seleção, além de ser uma pessoa extremamente culta e bem-informada. Um bom exemplo é esse blog que está hospedado no portal Terra, no qual Sócrates divide suas impressõe dos jogos da Copa do mundo, mas tem como principal objetivo o "Social Futebol Clube", trazendo informações relevantes sob outros aspectos como a readequação de três campos de futebol na região de Bongani em Knysna financiadas pelas seleções da França e Dinamarca. Vale a pena conferir.
http://socrates.blog.terra.com.br/
2 - TV Bandeirantes e SporTV. Depois de muitos ano sem transmitir a Copa do Mundo, a Bandeirantes tem feito uma cobertura excelente: a equipe enviada para a África do Sul é diversa e comprometida com o futebol e com o povo, uma cobertura equlibrada. Não acompanhei muitos jogos cobertos pela SporTV, mas sem dúvida é a mehor cobertura para compreender o futebol do ponto de vista técnico, possui comentaristas extremamente competentes.
http://www.band.com.br/
http://sportv.globo.com/
3 - Blgo do Mano Menezes, apesar de não ser sua linguagem mais familiar, o técnico do Corinthians mantem um blog também pelo Terra com comentários preciosos. Na minha opinião o melhor técnico atuando no Brasil, Mano mantém em seu blog a calma e bom-senso que lhe são característicos, o que é muito importante nesses momentos de paixões tão diversas pela seleção brasileira.
http://manomenezes.blog.terra.com.br/
Considerando o pouco que vi até o momento, não seria de se estranhar que a famigerada bola Jabulani tenha sido fabricada propositadamente para aumentar o número de gols do mundial, em nenhum jogo da Copa do Mundo tivemos mais do que três gols e das cinco partidas até agora três terminaram empatadas. Sem dúvida, julgar toda uma copa pela primeira rodada seria imprudente, mas o que percebo é uma europeização do futebol, quer pelo êxodo de jogadores de terceiro mundo em direção aos sedutores mercados europeus, quer pela importação de técnicos europeus por outros continentes.
Muito jogadores brasileiros reclamaram da bola desenvolvida pela Adidas, realmente não poderia afirmar se as reclamações procedem, uma vez que o técnico argentino Diego Armando Maradona enquanto fumava charuto cubano num treino bateu quatro faltas no goleiro titular de sua seleção e fez três gols, mas se não os jogadores homogeneizados, senão os técnicos homogeneizadas que ao menos a bola dê o espetáculo como fez hoje com o goleiro inglês Robert Green.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jabulani.jpg
Vocês vão ter que me engolir!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário