quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Imagem da semana

Juro que tentei conseguir uma autorizaçao por e-mail com o Laerte... Paciência, publico sem a autorização prévia, afinal, na minha opinião é o melhor autor de quadrinhos, tiras, charges e coisas afins, que já conheci....


Fonte: http://verbeat.org/blogs/manualdominotauro/2010/09/
Autoria: Laerte

terça-feira, 21 de setembro de 2010

"Batatinha quando nasce..."

11. Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos.
12. O filho mais novo disse ao pai: "Pai, dá-me a parte da herança que me cabe". E o pai dividiu os bens entre eles.
13. Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E aí esbanjou tudo numa vida desenfreada.
14. Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome nessa região e ele começou a passar necessidade.
15. Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para os seus campos cuidar dos porcos.
16. O rapaz queria matar a fome com a vianda que os porcos comiam, mas nem isso lhe davam.
17. Então, caindo em si, disse: "Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui a morrer de fome...
18. Vou levantar-me, vou ter com meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti;
19. já não mereço que me chamem teu filho. Trata-me como um dos teus empregados".
20. Então levantou-se e foi ter com o pai. Quando ainda estava longe, o pai avistou-o e teve compaixão. Correu ao seu encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos.
21. Então o filho disse: "Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço que me chamem teu filho".
22. Mas o pai disse aos empregados: "Depressa, trazei a melhor túnica para vestir o meu filho. E colocai-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés.
23. Pegai no novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete.
24. Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado". E começaram a festa.
25. O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança.
26. Então chamou um dos criados e perguntou o que estava a acontecer.
27. O criado respondeu: "É o teu irmão que voltou. E teu pai, porque o recuperou são e salvo, matou o novilho gordo".
28. Então, o irmão ficou com raiva e não queria entrar. O pai saiu e insistiu com ele.
29. Mas ele respondeu ao pai: "Eu trabalho para ti há tantos anos, nunca desobedeci a nenhuma ordem tua; e nunca me deste um cabrito para eu festejar com os meus amigos.
30. Quando chegou esse teu filho, que devorou os teus bens com prostitutas, matas o novilho gordo!"
31. Então o pai disse-lhe: "Filho, estás sempre comigo e tudo o que é meu é teu.
32. Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado"

Jesus Cristo, segundo São Lucas (LC 15:11-32)

sábado, 18 de setembro de 2010

Imagem da semana

Autor: Adão
Fonte: http://adao.blog.uol.com.br/

Mais uma tira genial do nômade de Adão Iturrusgarai!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Midiofobia - Leia com atenção - ou não

Fonte: Folha de São Paulo (http://contardocalligaris.blogspot.com/2010/09/leia-com-atencao-ou-nao.html)
Data: 09 de setembro de 2010

Como faço todas as quintas-feiras, cheguei à escola bem cedo, não apenas porque o trânsito de São Paulo é muito ruim em qualquer horário do dia, o que creio eu, ao longo da evolução humana, tornará os paulistanos as espécies mais pacientes e precavidas já conhecidas, mas também para ler com calma os dois cadernos mais importantes da Folha de São Paulo que se pode ler em quinze minutos, pois como já escrevi, o trânsito de São Paulo é, definitivamente, muito ruim: o caderno de esportees, sobretudo quando temos notícias diferentes do que "Palmeiras perde mais uma em casa", "Felipão se diz decepcionado com o time" e "Apesar de exames não detectarem lesão, Lincoln reclama de dores e segue fora" e a Ilustrada, com especial atenção os quadrinhos de Laerte, Adão e Caco Galhardo (para minha surpresa em nova fase com a "Lili ex"), além da crônica sempre muito interessante de Contardo Calligaris.

Por estar numa sala de professores lotada, com mestres e seus aventais brancos lutando uns contra os outros por um café e um pedaço de pão francês com manteiga, a crônica "Leia com atenção - ou não" se tornou mais um cômica. O artigo trata de o quanto é possível estabelecer boas relações em estado de "atenção flutuante", termo emprestado de Freud pelo psicanalista italiano radicado no Brasil para explicar recentes estudos.

Calligaris toma como exemplo o médico da série House, que resolve os misteriosos casos médico quando finalmente deixa de refletir objetivamente sobre o assunto e procura distrair-se : "House entra num bar para assistir a um jogo de futebol. Vergonha: ele deveria estar preocupado com seu paciente, não é? Mas eis que um zagueiro faz um gol contra, e a distração desse momento-futebol permite que House se lembre de que, às vezes, o organismo também faz gol contra: heureca, doença autoimune!". Esse estado de "atenção flutuante" é apresentado por muitos estudantes, entre os quais me incluo, em sala de aula, e é visto por professores muitas vezes como falta de concentração.

A esse propósito, Calligaris divulga estudo demonstrando que nos anos 70 nos Estados Unidos o índice de crianças com TDH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) eram de 12 em cada mil nos anos 70, enquanto nos anos 90 chegou-se a 34 em cada mil. Uma mudança em nossas crianças? Não. O psicanalista afirma que ocorreu uma grande mudança na nossa cultura, uma vez que hoje a divagação enquanto habilidade não é valorizada como nos anos 70, sendo substituída pelo "controle executivo", função também indipensável.

Enquanto os mestres devoravam seus pães franceses com manteiga e bebiam seus café refleti o quanto enquanto professores ainda somos ingênuos ao analisar como se processa o aprendizado do estudante, até porque nós enquanto seres que estão em constante proceso de aprendizagem também possuimos nossos próprios processo de aprendizagem que são tão particulares. Além disso, refleti o quanto os pais estão dispostos a gastar de seu tempo com seus filhos para compartilhar experiências que possam levar a criança a uma nova condição valorizando sua própria maneira da aprender, e não gastar seu dinheiro, que é muito mais barato do que seu tempo, para garantir o aprendizado através da medicalização do ensino, a "pedagogia da Ritalina".


Fonte: http://www.cidademarketing.com.br/2009/n/987/novartis-compra-corthera-e-ganha-direito-de-remdio-para-corao.html

Impossível concluir essa postagem sem inserir o que Calligaris esceve ao final de sua crônica: "À luz dessas pesquisas, seria bom reavaliar nossa hipervalorização da atenção focada e, sobretudo, nossa medicalização sistemática de crianças que, às vezes, com toda razão, gostam de sonhar de olhos abertos."

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Citações

"Eu prefiro os erros do entusiasmo do que a indiferença da sabedoria"

Anatole France

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Leica 35 - F. J. T.

O negro manto é rasgado por um facho de luz enluarado e raios lasers azuis e vermelhos, enquanto flashes estrelados refletem-se no grande globo espelhado em torno do qual orbita uma multidão de planetas-deuses cósmicos de todos os panteões da Terra trajando smokings e óculos 3d, vestidos longos acompanhados por tiaras antenadas multicoloridas, braceletes e colares neon congelados dentro de um pequeno, mas confortável salão de festas da cidade de São Bernardo do Campo em São Paulo.

Como um ritual de milhares de anos se processando em proporções logarítmicas, cinco desses planetas-deuses vestidos tão socialmente para a ocasião parecem ser o centro do movimento elíptico inexorável de todos os outros que certa vez lhe foram tão próximos, quando o Universo ainda vivia sua infância, e uma conjunção mística unia todos esses planetas-deuses, como se ainda fossem animados pelo mistério da Criação; e após milhares de anos, aquele alinhamento perfeito se repetia, exatamente naquela noite, sempre acompanhado por um padre, seja na união do casamento, seja na separação da morte.

Porém, mais um vez, apenas por um breve período de tempo. Os cinco planetas-deuses, primos e tios, se enlaçarem abraçados num equilíbrio repleto de dinamismo bêbado, pulando e cantando velhas canções sobre a juventude e o companheirismo, enquanto transpareciam em seus cabelos, alguns já bastante grisalhos, desalinhados e suas carnes moles pendendo sobre suas calças, um saudosismo, quase um remorso, que em pouco tempo seria novamente engolido pelo cotidiano orbital do vácuo vazio do Espaço.


Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mandel_zoom_11_satellite_double_spiral.jpg
Autoria: Wolfgang Beyer

domingo, 12 de setembro de 2010

Citações

"Announce your anthems on the ceiling. We dance, annexed by power. Casual neckties embrace, the hungry hunger further, images rule through the media, commercial Orwellianism, producing unveiled icebergs, running transparent electrical cables, curving string ensembles, witnessed by hangings from flagpoles of souls avenged by Dr. Clock. Fresh paint, naked melting figures mixing the revolution against T.V. sentencing, at the hands of brutal men and their military business world. Let us instigate the revolt, down with the system!"

System Of A Down

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Avanti squadra Palestrina! - Campeonato Brasileiro 2010 - 20ª rodada - Vitória 1 X 1 Palmeiras

A instabilidade do time do Palmeiras já conta quase um ano, desde as últimas rodadas do campeonato brasileiro do ano passado quando o time era dado como campeão, depois como classificado à Libertadores e por fim como quinto colocado apesar de ter o craque do brasileirão de 2009, Diego Souza, hoje on Atlético-MG.

Desde então, a diretoria foi renovada com a chegada do presidente Luiz Gonzaga , economista e assessor pessoal do presidente Lula, que, atraindo investidores, trouxe reforços para o time como o técnico Murici Ramalho. Contudo, os investimentos não foram suficientes para que o time permanecesse instável na tabela do campeonato paulista obtendo uma 11ª colocação , até que por fim, a diretoria elaborou uma nova estratégia: reestruturar a moral do clube e do torcedor resgatando algumas raízes recentes do clube como o atacante Kléber e o meio campo Jorge Valdívia, que tiveram passagem vitoriosa pelo clube em 2007 e 2008, além de Luís Felipe Scolari, que obteve o maior título do clube, a taça libertadores da América em 1999.

Hoje temos na tabela de calssificação do campeonato brasileiro um Palmeiras ainda muito parecido com o que terminou o Campeonato Paulista

Paulistão 2010
11º lugar (de 20 times)
7 vitórias
6 empates
3 derrotas
SG -1

Brasilerão 2010
12º lugar (de 20 times)
5 vitórias
10 empates
5 derrotas
SG -1

Assim, percebe-se um time que empata muito, não perde tanto quando poderia perder pela posição em que se encontra na tabela (o Atlético-PR, 7º colocado perdeu 8 partidas) e que vence muito pouco. A minha análise é que trata-se de um time desmotivado, que joga o suficiente para que a imprensa não declare uma crise.

No último jogo contra o Vitória, o Palmeiras, mais uma vez mostrou deficiências primárias para um time com a tradição da Sociedade Esportiva Palmeiras. sem dúvida, a maior delas que tem sae envidenciado a cada jogo, é a ausência de jogadores em suas posições: o time jogou com 6 volantes de formação: Edinho, Pierre, Rivaldo, Tinga, Marcos Assunção e Marcio Araújo, o que revela a incompentência da situação e a competência da oposição da diretoria para gerenciar as contas do clube. Sem vontade, o presidente que chegou ao comando do Palmeiras aclamado pela sua posição no cenário político atual, Belluzo revelou desmotivado em entrevista ao programa "Provocações", fortalecendo a oposição dentro do próprio clube, proporcionando situações vergonhosas para o torcedor do Palmeiras como as motivações que levaram o clube a demitir Vanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho e Antônio Carlos Zago, que custam milhões ao clube pelos vencimentos de contrato, a precipitada saída de Keirrison para o exterior que pouco mais de um ano depois voltou para o rival Santos, o atraso nas obras da Arena Palestra Itália, o encerramento de contrato de praticamente todos os laterais do clube como Eduardo e Armero, além do atual atraso nos salários de muitos jogadores que segundo a mídia tem divulgado indiretamente, tem afetado o desempenho de alguns atletas do clube.

Me sinto orgulhoso quando vejo a luta solitária de Kléber no ataque alvi-verde, quando Valdívia arrisca dribles na armação de jogadas ainda que esteja fora de forma, quando Marcos divide as bolas com os atacantes adversários ainda que isso lhe custe outra semana de fisioterapia, e até mesmo quando outros jogadores que demostram espírito guerreiro em campo como Pierre, Edinho, Marcos Assunção e Maurício Ramos, mas não se trata apenas de estratégia e motivação, afinal, como montar uma estratégia para Márcio Araújo que sempre atuou como volante, jogar na lateral direita, ou como motivar o mesmo Márcio Araújo se o jogador está fora de sua posição e sente que não tem feito boas apresentações em função disso?

Falta ao clube uma boa administração, não apenas competente, mas que a exemplo do que faz Andrés Sanches no Corinthians, coloque os interesses do clube acima dos interesses políticos de cada diretor. Tenho MUITA confiança no técnico e na maior parte dos jogadores do clube.

Per favore non me rompere i coglioni...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Imagem da semana


Autoria Kioskerman

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Midiofobia - Aumenta número de professores formados em área carente do ensino

Fonte: Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/saber/794305-aumenta-numero-de-professores-formados-em-area-carente-do-ensino.shtml)
Data: 05 de setembro de 2010

Há anos como leitor de jornais vejo notícias sobre falta de profissionais de determinadas áreas do conhecimento no ensino fundamental e médio, sobretudo nas áreas de exatas como matemática, biologia, física e química. A reportagem publicada na Folha de São Paulo no início desse mês traz boas notícias para a educação, mas nem tanto...

Primeiro porque apesar do aumento de licenciados nas referidas disciplinasm, a demanda ainda existe, e não sendo suprida, as instituições de ensino contratam profissionais não especializados (sem formação docente) precarizando ainda mais o já deficiente ensino no Brasil. Além disso, a mesma reportagem ressalta que o profissional licenciado para ministrar aulas de disciplinas específicas muitas vezes não exerce a profissão, uma vez que o custo X benefício da docência os leva a enveredar-se nas áreas de pesquisa e garantir uma bolsa de R$ 1300,00.

A reportagem da Folha de São Paulo é bastante ousada, pois, mais do que criticar a política muito mais quantitativa do que qualitativa de bolsas estudantis para pós-gradução, também revela que a formação de profissionais está cada vez mais precarizada, tanto pelo currículo de licenciatura que a maior parte das universidades oferece, como pelas péssimas condições de trabalho oferecidas pelos profissionais da educação no Brasil, o que torna a docência em um extremo, uma profissão para aqueles que realmente se identificam com o conhecimento enquanto ferramenta de mudança do mundo, e por outro, uma profissão alternativa a outras possibilidades profissionais, um complemento de renda.


Fonte: http://colunademusica.wordpress.com/page/3/

Ultraje a Rigor - Rebelde sem causa

Meus dois pais me tratam muito bem
(O que é que você tem que não fala com ninguém?)
Meus dois pais me dão muito carinho
(Então porque você se sente sempre tão sozinho?)
Meus dois pais me compreendem totalmente
(Como é que cê se sente, desabafa aqui com a gente!)
Meus dois pais me dão apoio moral
(Não dá pra ser legal, só pode ficar mal!)

MAMA MAMA MAMA MAMA
(PAPA PAPA PAPA PAPA)

Minha mãe até me deu essa guitarra
Ela acha bom que o filho caia na farra
E o meu carro foi meu pai que me deu
Filho homem tem que ter um carro seu
Fazem questão que eu só ande produzido
Se orgulham de ver o filhinho tão bonito
Me dão dinheiro prá eu gastar com a mulherada
Eu realmente não preciso mais de nada

Meus pais não querem
Que eu fique legal
Meus pais não querem
Que eu seja um cara normal

Não vai dar, assim não vai dar
Como é que eu vou crescer sem ter com quem me revoltar
Não vai dar, assim não vai dar
Pra eu amadurecer sem ter com quem me rebelar

Fonte: http://letras.terra.com.br/ultraje-rigor/49198/


É impossível desconsiderar a importância das políticas públicas em torno da educação para a atual precarização e secundarização de uma das profissões mais antigas da história da humanidade, tão importante que não é necessário enumerar outros motivos que não este para compreender qual a situação da educação no Brasil atualmente.