sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Avanti squadra Palestrina! - Campeonato Brasileiro 2010 - 20ª rodada - Vitória 1 X 1 Palmeiras

A instabilidade do time do Palmeiras já conta quase um ano, desde as últimas rodadas do campeonato brasileiro do ano passado quando o time era dado como campeão, depois como classificado à Libertadores e por fim como quinto colocado apesar de ter o craque do brasileirão de 2009, Diego Souza, hoje on Atlético-MG.

Desde então, a diretoria foi renovada com a chegada do presidente Luiz Gonzaga , economista e assessor pessoal do presidente Lula, que, atraindo investidores, trouxe reforços para o time como o técnico Murici Ramalho. Contudo, os investimentos não foram suficientes para que o time permanecesse instável na tabela do campeonato paulista obtendo uma 11ª colocação , até que por fim, a diretoria elaborou uma nova estratégia: reestruturar a moral do clube e do torcedor resgatando algumas raízes recentes do clube como o atacante Kléber e o meio campo Jorge Valdívia, que tiveram passagem vitoriosa pelo clube em 2007 e 2008, além de Luís Felipe Scolari, que obteve o maior título do clube, a taça libertadores da América em 1999.

Hoje temos na tabela de calssificação do campeonato brasileiro um Palmeiras ainda muito parecido com o que terminou o Campeonato Paulista

Paulistão 2010
11º lugar (de 20 times)
7 vitórias
6 empates
3 derrotas
SG -1

Brasilerão 2010
12º lugar (de 20 times)
5 vitórias
10 empates
5 derrotas
SG -1

Assim, percebe-se um time que empata muito, não perde tanto quando poderia perder pela posição em que se encontra na tabela (o Atlético-PR, 7º colocado perdeu 8 partidas) e que vence muito pouco. A minha análise é que trata-se de um time desmotivado, que joga o suficiente para que a imprensa não declare uma crise.

No último jogo contra o Vitória, o Palmeiras, mais uma vez mostrou deficiências primárias para um time com a tradição da Sociedade Esportiva Palmeiras. sem dúvida, a maior delas que tem sae envidenciado a cada jogo, é a ausência de jogadores em suas posições: o time jogou com 6 volantes de formação: Edinho, Pierre, Rivaldo, Tinga, Marcos Assunção e Marcio Araújo, o que revela a incompentência da situação e a competência da oposição da diretoria para gerenciar as contas do clube. Sem vontade, o presidente que chegou ao comando do Palmeiras aclamado pela sua posição no cenário político atual, Belluzo revelou desmotivado em entrevista ao programa "Provocações", fortalecendo a oposição dentro do próprio clube, proporcionando situações vergonhosas para o torcedor do Palmeiras como as motivações que levaram o clube a demitir Vanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho e Antônio Carlos Zago, que custam milhões ao clube pelos vencimentos de contrato, a precipitada saída de Keirrison para o exterior que pouco mais de um ano depois voltou para o rival Santos, o atraso nas obras da Arena Palestra Itália, o encerramento de contrato de praticamente todos os laterais do clube como Eduardo e Armero, além do atual atraso nos salários de muitos jogadores que segundo a mídia tem divulgado indiretamente, tem afetado o desempenho de alguns atletas do clube.

Me sinto orgulhoso quando vejo a luta solitária de Kléber no ataque alvi-verde, quando Valdívia arrisca dribles na armação de jogadas ainda que esteja fora de forma, quando Marcos divide as bolas com os atacantes adversários ainda que isso lhe custe outra semana de fisioterapia, e até mesmo quando outros jogadores que demostram espírito guerreiro em campo como Pierre, Edinho, Marcos Assunção e Maurício Ramos, mas não se trata apenas de estratégia e motivação, afinal, como montar uma estratégia para Márcio Araújo que sempre atuou como volante, jogar na lateral direita, ou como motivar o mesmo Márcio Araújo se o jogador está fora de sua posição e sente que não tem feito boas apresentações em função disso?

Falta ao clube uma boa administração, não apenas competente, mas que a exemplo do que faz Andrés Sanches no Corinthians, coloque os interesses do clube acima dos interesses políticos de cada diretor. Tenho MUITA confiança no técnico e na maior parte dos jogadores do clube.

Per favore non me rompere i coglioni...

Nenhum comentário: