Fonte: http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2013/03/a-rara-coragem-de-bradley-manning.html
Data: 10 de março de 2013
Apesar de tentar evitar voltar ao assunto de Julian Assange, o fundador do Wikileaks, não posso evitar: definitivamente, o cyber ativista australiano é, na minha opinião, um dos principais órfãos do desencantamento da humanidade pós-queda do muro de Berlim, e, ainda que não proponha uma alternativa ao capitalismo neoliberal do século XXI, cumpre uma função importante do ponto de vista político.
Apesar da repercussão negativa da crítica e de público, o filme "Cosmópolis" (2012) de David Cronenberg, uma resposta do capitalismo neo liberal ao capitalismo industrial do início do século XX representado com genialidade por Fritz Lang em "Metrópolis" (1927), constata cinematograficamente esse esvaziamento moral. A frase de abertura baseada no poema de Zbigniew Herbert é incônica: "Um rato tornou-se moeda monetária” ("A rat became the unit of currency").
Foi a partir de uma denúncia no Wikileaks de Assange que o soldado norte-americano Bradley Manning (nome curiosamente composto de nomes de quartebacks da NFL) foi preso. Manning divulgou o vídeo que ficou conhecido como Collateral Murder (Assassino Colateral), no qual, durante a invasão do Iraque, soldados norte-americanos assassinam civis. Essa semana Manning fez suas primeiras declarações públicas após o confinamento. Vale a pena ler aqui.
Além de não conseguir sensibilizar a sociedade e a mídia (inclusive os periódocos, New York Times e Washington Post ignoraram a o vídeo oferecido por Manning) para investigação, Manning também foi submetido a torturas como isolamento em cela solitária, pois o isolamento pode levar a alucinações, catatonia e suicídio.
Definitivamente, o discurso mais razoável que ouvi sobre a democracia ocidental nos últimos anos foi o discurso do ditador Aladeen do filme "O Ditador" (2012) de Sacha Baron Cohen que dispensa comentários (apesar de estar dubaldo e cortado parcialmente).
Mais uma vez, o paóis que em seu hino nacional anuncia ser "the land of the free and the home of the brave" dá demonstrações de que o modelo de sociedade ocidental está cada vez mais esgotado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário