sábado, 27 de abril de 2013

Citações

“Sempre aparece um sarcástico materialista disposto a estragar nossas fantasias”

Felipe, amigo dentuço da Mafalda, de Quino

Imagem da semana





Autor: Riusuke Fukahori
Fonte: http://espvisuals.blogspot.co.uk/2012/01/goldfish-salvation-show.html

terça-feira, 23 de abril de 2013

"Yes, nós temos (muita) banana!" - Maioridade ou maior de idade?



Como pode um governo diminuir a maioridade para se fazer uma cirurgia de mudança de sexo (que entendo em alguns casos ser uma demanda fisiológica requerendo atenção médica imediata e por isso também possui extrema importância, e em alguns casos uma demanda cultural) de 18 para 21 anos, enquanto se resiste à discussão acerca da maioridade civil e penal aos 18 anos depois de tantos casos como o do adolescente Victor Hugo Deppman?


Apesar de não ser um fã incondicional, o artigo de Contardo Calligaris revela aspectos interessantes sobre essa última discussão, para ler clique aqui.

Calligaris questiona mesmo a concepção de processo histórico ao afirmar que "se deixássemos de agir sob impacto emocional, nunca nada mudaria", como foi a grande fome na França de fins de século XVIII que levou à Revolução Francesa. Somos espécies chamadas homo sapiens como seres que são capazes de utilizar sua razão, mas também de homo demens como defende Edgard Morin, que carregam traços violência, e muitas vezes a história é determianda pelo demens mesmo quando o sapiens consegue encontrar soluções para os problemas da vida.

Caso emblemático da cultura occidental, é o livro do francês Victor Hugo, que coincidentemente viveu na França revolucionária ou pós revolucinária, dependendo da concepção histórica de cada autor, entre 1802 e 1885, e tem como uma de suas obras "Os miseráveis", recentemente readapatado e premiado para o cinema como um musical.

 




"Terceiro, acreditamos também na fábula da reciprocidade amorosa: quem ama será amado. Se forem bem tratados e se sentirem amados e respeitados, os jovens se emendarão. É só confiar neles, deixá-los impunes e lhes oferecer castiçais de prata, como o padre que presenteia Jean Valjean.

Meus amigos, "Les Misérables" é lindo e comovedor, mas é um romance, ok? Na outra noite, no bairro do Belém, teria sido melhor que aparecesse Javert"

Seria interessante que a deteminação da maioridade determinada pelo Estauto da Criança e do Adolescente  fosse repensada não à luz da ciência, mas também à luz da cultura de cada país, de cada estado, de cada município, de cada bairro, pois a neurologia já descreveu a capacidade de adapatabilidade do cérebro às situações a que é exposto. Cada vez mais como professor posso atestar que a percepção de maturidade se fragmenta, dois exemplos empíricos dentro de sala de aula: adolescente hoje atingem a maturidade sexual cada vez mais cedo e a maturidade intelectual cada vez mais tarde, produto da combinação da desastrosa de pais, Estado e mídia.

Enquanto aguardamos espaço para debate e quem sabe um plebiscito, vejamos o excelente trabalho desenvolvido pela Câmara de Vereadores de São Paulo aqui!

"Vereadores de SP criam lei para homenagear 'cake designers'
Pacote com dez novas leis cria dias para homenagear também os motoclubistas, o bairro de Vargem Grande e até um tipo específico de jiu-jítsu

(...)
O pacote de dez novas leis que acrescentam datas ao calendário oficial da cidade havia sido aprovado no último mês, junto com outros projetos de autoria dos vereadores. Como o prefeito Fernando Haddad (PT) não sancionou as leis no prazo de 15 dias previsto pela legislação, a tarefa ficou a cabo do presidente do Legislativo. Nessa leva, também foram criados o Dia da Música Cristã e do Defensor Público (confira a lista completa abaixo).
(...)
Atualmente, São Paulo tem 302 datas comemorativas no seu calendário oficial de eventos, sem contar ainda as novas dez sancionadas anteontem. Todas elas foram criadas por leis aprovadas pelos 55 vereadores paulistanos. Nesse grupo, estão o dia do Árbitro Esportivo (11 de setembro), o dia dos Atores em Dublagem (29 de junho), o dia do Colunista Social (8 de dezembro) e até o Dia da Conquista pelo Brasil de seu Tetracampeonato (17 de julho).

Confira as novas datas comemorativas criadas neste fim de semana:

- Dia do Cake Designer - 2 de maio

- Projeto Velocult - primeira quinzena de março

- Encenação Cultural da Paixão de Cristo - durante a Semana Santa

- Dia da Música Cristã - 30 de setembro

- Dia do Morganti Jiu-Jítsu - 2 de abril

- Dia do Defensor Público - 19 de maio

- Copa dos Campeões Universitários - durante o mês de novembro

- Dia de Vargem Grande - 5 de junho

- Evento Limpa Brasil - Let´s Do It - São Paulo - finais de semana de outubro

- Dia do Motoclubista - 5 de agosto"

Seria minimamente razoável que qualquer participante de qualquer dessas datas comemorativas se manifestasse em algum tipo de mídia alternativa como blogs e redes sociais a sua repulsa ao trabalho da Câmara de Vereadores de São Paulo.

Na minha modeesta opinião, nenhuma justificativa dos vereadores apresentadas na repotagem como "'motociclistas estradeiros' são reconhecidos como 'exemplo de comportamento e por possuírem baixo índice de envolvimento em acidente'", ou "'Os responsáveis pela confeitaria são hoje, pelo nível de exigência do mercado, mais que confeiteiros. São artistas, inclusive premiados em concursos e certames dentre os que detém a técnica e a criatividade para atender e superar todas as expectativas de seus clientes. Requisitados para criarem bolos absolutamente originais pretendem ser reconhecidos não como confeiteiros, sem qualquer demérito à classe, mas como Cake Designers'" apresentam maior urgência de demanda social do que a discussão sobre a maioridade civil e penal.

"O patriotismo é o último refúgio dos calhordas"
 Samuel Johnson/Coronel Dax

Citações

Some people claim that marriage interferes with romance. There's no doubt about it. Anytime you have a romance, your wife is bound to interfere.

Groucho Marx

Imagem da semana




Autoria: Loui Jover
Fonte: http://www.redbubble.com/people/louijover/portfolio

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Citações

I would never belong to a group that would accept someone like me as a member.

Groucho Marx

Imagem da semana




Autoria: Mary Iverson
Fonte: http://maryiverson.com/

domingo, 21 de abril de 2013

"Yes, nós temos (muita) banana!" - Glória Feita de Sangue (1957)

Não pude evitar de usar a frase de Samuel Johnson no final da postagem sobre a posição do ex-presidente Lula diante das eleições da Venezuela e a posição do governo brasileiro diante da prisão dos torcedores na Bolívia.

Conheci essa frase no filme de Stanley Kubrick, "Glória Feita de Sangue" (1957), que retrata uma situação do exército francês na Primeira Guerra Mundial: um coronel (uma pequena correção que preciso fazer na última postagem) chamado Dax (interpretado por Kirk Douglas) tem dificuldades em aceitar as ordens do general Mireau (interpretado por George Macready) em tomar uma colina chamada Ant Hill do exército alemão. Mais detalhes aqui.



A frase de Dax estabelece um interessante diálogo histórico, uma vez que o patriotismo é a grande arma de ideológica dos países beligerantes durante a Grande Guerra; quem se interessar vale a pena assistir "Nada de novo no front" de 1930, baseado no livro de Erich Maria Remarque, soldado alemão que serviu durante a Primeira Guerra Mundial com 18 anos, que conta a vida de soldados alemães desde o recrutamento até o retorno da guerra. A reação do coronel é comum aos soldados voluntários depois das primeiras batalhas no front de batalha:

“De repente, uns silvos estridentes nos precipitaram ao chão, apavorados. A rajada acaba de estalar sobre nós Os homens, de joelhos, encolhidos, com a mochila sobre a cabeça e encurvando as costas, se apegavam uns aos outros. Por baixo da mochila dou uma espiada nos meus vizinhos: arquejantes, sacudidos por tremores nervosos e com a boca contraída numa contração terrível, batiam os dentes e, com a cabeça abaixada, tem o aspecto de condenados oferecendo a cabeça aos carrascos. Esta espera da morte é terrível. O cabo, que havia perdido seu capacete, me diz: rapaz, se soubesse que isso era a guerra e que vai ser assim todos os dias, prefiro que me matem logo. (…) Na sua alegre inconsciência, a maioria dos meus camaradas não havia jamais refletido sobre os horrores da guerra e não viam a batalha senão pelas cores patrióticas: desde nossa saída de Paris, o Boletim do Exército nos conservava na inocente ilusão da guerra ser um passeio e todos acreditavam na história dos boches se renderem aos magotes. (…) A explosão daquele instante, sacudiu nosso sistema nervoso, que não esperava por isso, e nos fez compreender que a luta que começava seria uma prova terrível. Escute meu tenente, parece que se defendem estes porcos!”

Diário do ten. Galtier-Boissière, na frente ocidental em 22 de agosto de 1914.

Fonte: http://blog.educacional.com.br/jovensavent/2010/03/15/missao-1-relatos-da-primeira-guerra-mundial/


Mas a frase é de Samuel Johnson, pesquisando basicamente no segundo oráculo mais importante da web, escritor, poeta, ensaísta e um talento que não pode ser retido por cargos profissionais como fazemos hoje, inglês do século XVIII. Vivendo numa Grã Bretanha pré-vitoriana que perdeu o controle sobre suas colônias americanas sob George III, mas que se consolidava como potência marítima e iniciava a maior revolução da história da humanidade, a Revolução Industrial, Johnson deve ter se deparado com a construção do império britânico sob o domínio da rainha Vitória no século seguinte, e, juntamente com os sofrimentos atrozes de sua saúde frágil no final da vida previu as políticas ideológicas gestadas ao longo do século XIX e foram aplicadas em esccala industrial no século XX.

Nada mais natural do que a continuidade da aplicação desse mesmo aparato ideológico sob nova roupagem na América Latina e Brasil alçada no século XXI a "economias emergentes" a invés de "Terceiro Mundo" como a geograifapolítica dos anos 90 nos definia.
 "O patriotismo é o último refúgio dos calhordas"
 Samuel Johnson/Coronel Dax

Citações


Humor is reason gone mad.

Groucho Marx

Imagem da semana

Autoria Daniel Lafayette
Fonte: http://ultralafa.wordpress.com/

sábado, 20 de abril de 2013

Citações

I never forget a face, but in your case I'll be glad to make an exception.

Groucho Marx

Imagem da semana

Autoria Bill Waterson

Para poucas poderia dizer isso, mas esse cara sou eu...

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Citações

"Aquele que luta contra monstros deve acautelar-se, para não tornar-se também um monstro. Quando você encara o abismo, o abismo lhe encara de volta"

Friedrich Nietzsch

Imagem da semana



Autor: Liz Hickok
Fonte: http://lizhickok.com/167872/san-francisco-in-jell-o/

quarta-feira, 17 de abril de 2013

"Yes, nós temos (muita) banana!" - Brasileiros fazem reconstituição na Bolívia

Não sei se existe algum tipo de lei que proíba manifestações anti patrióticas, mas já não posso resistir em silêncio às políticas do governo brasileiro, sobretudo considerando os eventos que o país irá sediar nos próximos anos como a Copa das Confederações, Copa do Mundo de futebol masculino e os Jogos Olímpicos de verão...

Não sou muito de fazer comentários sobre notícias muito imediatas, mas...

Deve haver algo extremamente errado comigo, pois não consigo aceitar o que Lula tem feito depois de se afastar do Palácio do Planalto: o ex-presidente faz propaganda eleitoral para um candidato à presidência da Venezuela visando manter uma POLÍTICA DITATORIAL como o chavismo, também conhecido como o "socialismo do século XXI", e não se manifesta quando o governo da Bolívia mantém PRESOS SOB CONDIÇÕES PRECÁRIAS (clique aqui para ver reportagem da TV Bandeirantes, a emissora mais engajada na cobertura do caso) brasileiros acusados da morte do torcedor do San José, o adolescente Kevin Spada.



Pra completar, o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, extremamente omisso como o governo brasileiro, critica o sistema prisional boliviano como se o nosso próprio sistema prisional fosse um grande exemplo para o mundo...

Sinceramente não consigo entender...

"O patriotismo é o último refúgio dos calhordas"
 Samuel Johnson/Lt. Dax

Citações


"Conhecemos a história de um autômato construído de tal modo que podia responder a cada lance de um jogador de xadrez com um contralance que lhe assegurava a vitória"

Walter Benjamin

Citações


"Conhecemos a história de um autômato construído de tal modo que podia responder a cada lance de um jogador de xadrez com um contralance que lhe assegurava a vitória"

Walter Benjamin

Imagem de semana



Autoria: Pae White
Fonte: http://www.southlondongallery.org/page/pae-white-too-much-night-again

terça-feira, 16 de abril de 2013

Midiofobia - Uma primavera vaticana

Antes tarde do que nunca... Bem... Antes tarde com certeza... Nunca só se tiver ficado muito ruim...

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,uma-primavera-vaticana,1003634,0.htm
Data: 2 de março de 2013

Verdade que demorei bastante para escrever sobre o novo papa. Mas sempre fico receoso ao escrever sobre religião, além de sofrer uma ressaca midiática (em absolutamente TODAS as reportagens sobre o argentino Jorge Mario Bergoglio um jornalista comenta que o nome foi escolhido em homenagem a São Francisco I, pior ainda não especificam qual Francisco, se o de Assis ou Xavier, imagino que devam existir ainda outros santos chamados Francisco). Por isso pensei bastante ao escrever algo sobre a sucessão do papa Bento XVI.


Fonte: http://tlm-md.blogspot.com.br/2013/01/st-francis-of-sales-bishop-confessor.html.
Legenda: imagem de São Francisco de Sales, mais um entre tantos Franciscos da Igreja Católica... Esse é francês, nascido em 1567 e morto em 1622. Milagre? Segunda a Wikipédia "na exumação dos seus restos mortais [em 1632, ou seja, dez anos depois de sua morte], seu corpo encontrava-se em perfeito estado e inclusive com elasticidade nos braços, e ao mesmo tempo uma fragrância doce emanava de seu túmulo" e " aceitou em sua casa um jovem com dificuldade de audição e criou uma linguagem de símbolos para possibilitar a comunicação", milagres repetidos por Lênin e tantos educadores de surdos.

O melhor artigo que li sobre o assunto foi publico no domingo dia 2 de março no suplemento Aliás do Estado de São Paulo escrito por um sacerdote alemão chamado Hans Küng (para ler clique aqui).

A análise comparativa entre o sacerdócio do bispado de Roma e o movimento da Primavera Árabe me parecem extremamente razoáveis, até porque com a Santa Sé se atualizando como vem fazendo, constando inclusive casos de vazamento de dados secretos, como o caso do Vatileaks, nada mais natural que a madre igreja passasse pela sua Primavera Árabe também...

Apesar de não ser católico e já ter sido em algum momento da vida uma pessoa mais religiosa, tenho alguma reflexões sobre essa, que é uma das maiores insituições do mundo atual.

Existe muito debate acerca do que pretendia Jesus, chamado, o Cristo (o salvador) quando estabeleceu as bases do catolicismo no início do que se convencionou chamar século I, numa perpectiva bastante cristã (outras culturas como os povos autóctones dos continentes americanos, asiáticos e europeus tiveram sua forma peculiar de contar o tempo, religiões como o Islamismo e o Judaísmo seguem seus próprios calendários, mesmo revolucionários duranteo século XVIII e XIX como franceses durante a Revolução Francesa de 1789 e russos durante a Revolução Russa de 1917 alteraram seus calendários contrariando a organização do tempo cristão). Alguns afirmam que Jesus nunca quis efetivamente instituir uma religião, o que do ponto de vista da teoria da história faz bastante sentido...

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Calendrier-republicain-debucourt2.jpg
Legenda: Calendário da Primeira República Francesa, elabora do 1791. Segundo os franceses Jesus nasceu em Primidi de Nivosi de -1791 da década II, já para os hebreus em 3761 de Theveth 18, por fim entre os afegão em -622 Jadhi 11. Vale a pena ver esse conversor de calendários. Clique aqui!

Numa aula simples de introdução à teoria da história se aprende o quanto a escolha de documentos determina a história, como a tradução desses documentos determina a história, como a data em que se escreveu e o autor desses documentos determina a história, a interpretação que se faz desses documentos determina a história... Ao longo do tempo, diversas disputas se deram em todos esses campos, só para exemplificar parte dos livros do Antigo Testamento cristão formam a Torá judaica, porém em cada um das religiões alguns livros foram descartados e adicionados, um filme hollywoodiano interessante sobre o assunto chama-se "Stigmata".
 
Outro exemplo é da interpretação ds escrituras. Existe um campo do conhecimento específico dentro da Igreja Católica que trabalha com interpretações das escrituras associando essas escrituras, já produzidas por autores desconhecidos, em momentos desconhecidos, com tradições orais. Todas as grandes religiões tem seu conhecimento estruturado semelhantemente, talvez o livro de Matheus não se refira a uma instituição:

"TAMBÉM TE DIGO QUE TU ÉS PEDRO, E SOBRE ESTA PEDRA EU EDIFICAREI A MINHA IGREJA" (Mt.16,18)


A eleição de um papa que perpetue o monopólio da interpretação das escrituras e controle do conhecimento como é a Cúria Romana a que se refere o texto de Kung, significa a manutenção de uma perpectiva religiosa muito mais de opressão do que propriamente de libertação religiosa. Interessa muito mais entender as limitações impostas pela Cúria Romana, pelos dogmas católicos, pelos interesses políticos na eleição de um papa em um país emocionalmente abalado e pronto para abraçar uma salvação do que procurar na figura de Jorge Mario Bergoglio, como tem feito a mídia, um herói que conseguirá durante o pontificado banir com sua espada de fogo os males do mundo.

Citações

Fim do bimestre... De volta à vida... Em grande estilo...


É por não ser...

É por não ser ambicioso que não tenho convicções, como as entendem as pessoas ambiciosas. Não há em mim nenhuma base para uma convicção. Só os aventureiros têm convicções. De quê?... De que têm de vencer. E como as pessoas são covardes, os que têm convicções vencem.

Charles Baudelaire

Pra ver o Abujanra declamando sensacionalmente... Clique aqui...

Imagem da semana


Autor Jim Davies

terça-feira, 2 de abril de 2013

Citações


"Voltarei uma vez mais para que você me responda o que é mais importante: satisfazer mil desejos ou sobrepujar apenas um"

Carta-testamenteo do mestre de Tashi no filme "Samsara"

Imagem da semana




 Autor Nathan Walsh
Fonte: http://www.nathanwalsh.net/index.php?view=painting

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Citações

"O dom de despertar no passado as centelhas da esperança é privilégio exclusivo do historiador convencido de que também os mortos não estarão em segurança se os inimigos vencerem. E esses inimigos não tem cessado de vencer"

Walter Benjamin

Imagem da semana




Fonte: http://www.behance.net/gallery/invisible/7339253
Autor Vittorio Ciccarelli