quinta-feira, 30 de julho de 2009

Carta aberta aos meus ex-alunos - alea jacta est!


Autoria reprodução
Fonte: http://www.slapsticon.org

Na última terça-feira, dia 28 de julho de 2009, embasados pelos estudos de propagação do vírus H1N1 entre crianças e adolescentes realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Secretaria de Educação de São Paulo conjuntamente com a Secretaria de Saúde do estado suspenderam o início das aulas na rede pública do estado de São Paulo até o dia 17 de agosto. Recomendou-se que também a rede particular suspendesse o início das aulas, e com isso, meus futuros ex-alunos, só nos encontraremos na próxima semana.

Confesso que novamente senti saudades, particularmente nessa última semana enquanto preparava as salas de aula para o retnor de vocês na próxima segunda-feira.

Com isso, temos mais tempo para planejar os próximos dois bimestres, surgem assim muitas reuniões e à medida que participo do dia-a-dia da escola percebo quanta hipocrisia é preciso para consolidar o processo educativo de vocês. Às vezes me questiono se ainda sofro de certo "idealismo juvenil", ainda estranho a alguns de vocês, quando faço críticas tão contundentes, ou ainda, se, em aceitando a maneira com que as condutas se processam dentro da instituição, ainda acredito que as mesmas poderiam ocorrer de maneira mais humana.

A maneira com que boa parte da direção e coordenação mediam suas relações com outros funcionários da escola como professores e assistentes por si só já se mostra completamente discrepante com a proposta educacional. Como se pretende cobrar de vocês atitudes que nem mesmo a própria direção da escola é capaz de ter como escutar respeitosamente a um argumento ou atender a um pedido de por favor? Cada vez mais me parece que Curley, Larry e Moe desempenhariam funções pedagógicas mais efetivas do que tenho presenciado nas últimas semanas.

Ainda que talvez reste algum resquício desse "idealismo juvenial", minha vivência já demonstrou que não é inteligente insurgir contra autoridades constituídas, ainda que você mesmo tenha sido lesado por essa hipocrisia. Mais uma vez "alea jacta est!" ou "a sorte está lançada", famosa frase supostamente proferida pelo general romano Júlio César quando cruzou o rio Rubicão na fronteira norte junto à Gália (atual França), violando o território de Roma e iniciando a última guerra do primeiro trinvirato romanopor volta de 60 A.C., composto por Crasso, Pompeu e César.

Da mesma maneira que Roma antiga experimentou dois triunviratos para depois tornar-se um Império no qual todo poder centralizava-se na figura augusta do César, será que também a estrutura administrativa dessa instituição escolar com três direções distintas também não está condenada a lutar até que um golpe centralize todo o poder?



Autoria reprodução
Fonte: http://mnms62.wordpress.com/

Enquanto generais sentam-se confortavelmente hipócritas atrás de suas mesas, suas legiões morrem nos descampados da Gália...

Nenhum comentário: