quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Carta aberta aos meus futuros ex-alunos - Feliz dia dos professores!

Com a pandemia da gripe H1N1, popularizada pela mídia por gripe suína, ainda que os porcos sejam apenas os hospedeiros do vírus, as aulas da rede de ensino nacional foram suspensas até o dia 17 de agosto, o que levou as instituições de ensino a replanejarem o calendário escolar do segundo semestre de 2009 para que os duzentos dias letivos sejam cumpridos como determina o MEC. Com isso, alguns dias que a princípio seriam ponto facultativo, como é o caso do dia dos professores, tornaram-se dias letivos.

Hoje foi meu primeiro dia dos professores como professor, ou quase professor, considero que minha posição pedagógica profissional é bastante delicada para afirmar um ou outro. Apesar disso, foi gratificante ouvir congratulações de colegas de trabalho e até de alguns alunos, não tanto por sentir-me em uma posição profissional que contratualmente não é a minha, mas por sentir-me acolhido por pessoas que, apesar de todas as suas limitações estão reunidas em torno de um objetivo que reconheço nobre: a educação.

Contudo, ainda que eu tenha acolhido a educação como escolha profissional e, como escrevi anteriormente, também como condição de realização plena de minha condição humana, também reconheço quanto ainda possuo uma formação acadêmica deficiente e percepção relativamente romantizada da formação educativa. Apesar de hoje ser dia dos professores não posso evitar em pelo menos registrar minha impressões sobre esses dois temas, ainda que não os explore a fundo nesse momento.

Primeiramente, ainda me surpreende o quanto o ensino superior brasileiro proriza debates teórico-pedagógicos em detrimento da prática educacional in locco como ocorre nos cursos de formação de professores nos Estados Unidos, em que não existe uma formação em pedagogia, e sim uma formação em específica para o ensino primary school e elementary school. Em segundo lugar, e isso é uma reflexão bastante particular a qual ainda preciso desdobrar, reconheço como muitas vezes distorcer determinadas realidades é apenas uma maneira de aceitá-las, como acontece com a romantização da educaçao.


Autoria Rembrandt van Rijn
Fonte: http://venetianred.net
Legenda: A Lição de Anatomia de Nicholaes Tulp, 1632. Mauritshuis Gallery, The Hague/Amsterdã, Holanda

A curiosidade move o mundo...

Feliz dia dos professores!

Nenhum comentário: