quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Avanti squadra Palestrina! - Preparação para 2011

Definitivamente o ano de 2010 não foi um bom ano para o time do Palmeiras.

Não acho que deva voltar a tudo aquilo que já escrevi sobre as questões políticas dentro do clube, mas acredito que a poucos dias do início do campeonato paulista, o mais competitivo campeonato regional do Brasil, cabe uma reflexão sobre como o clube tem se preparado para o ano que se inicia.

Todo o ano o site do Globo Esporte disponibiliza uma excelente ferramenta para verificar as transações entre clubes (apesar de há algum tempo haver um link direto com notícias sobre cada transação o que tornava a ferramenta ainda mais completa), o endereço é: http://globoesporte.globo.com/futebol/vai-e-vem-do-mercado/. Assim a diretoria deveria fazer uma análise, feita não apenas por mim, mas por comentaristas de diversas emissoras de rádio e TV, e assim nortear as listas de contratação e dispensa de jogadores: o time do Palmeiras do ano passado, ao final do campeonato brasileiro, apesar das contratações de Valdívia e Kléber, os setores fortes do time ainda eram o gol, a zaga e os volantes, um time defensivo e com dificuldades em criar situações de gol, com isso, logo o adversário dominava o meio de campo criativo permitindo ao alviverde apenas defender-se e assim sofrer gols, levando o time a derrotas e muitos empates devido sobretudo aos gols de bolas paradas e jogadas ensaiadas com o volante Marcos Assunção).

Assim sendo, temos até o momento temos:

LISTA DE DISPENSA (confirmados)
Ewerton, ATACANTE
Lenny, ATACANTE
Danilo, ZAGUEIRO

LISTA DE DISPENSA (em negociação)
Edinho, MEIO DE CAMPO
Lincoln, MEIO DE CAMPO (possivelmente ficará no clube, pois o negócio com o Botafogo envolveria uma troca com o jogador Jobson, contratado pelo Atlético-MG)
Vitor, LATERAL (possivelmente ficará no clube, pois o negócio com o Botafogo envolveria uma troca com o jogador Jobson, contratado pelo Atlético-MG)

LISTA DE REFORÇOS (confirmados)
Thiago Heleno, ZAGUEIRO
Maion Leite, ATACANTE
Willian, MEIO DE CAMPO

LISTA DE REFORÇOS (em negociação)
Adriano, ATACANTE
Éverton Santos, MEIO DE CAMPO
Bernardo, MEIO DE CAMPO
Andrezinho, MEIO DE CAMPO
Alecsando , ATACANTE

Apesar de não concordar com todos os nomes, a diretoria conseguiu algumas contratações e dispensas que parcialmente suprem as carências do alviverde de palestra itália, porém, o elenco ainda está muito desfalcando em algumas posições.

Pensando sobre o setor defensivo do time...

Goleiros: os goleiros transmitem muita segurança, ainda que não me agrade a ideia de um revezamento entre Marcos e Deola ao longo do campeonato como vem sendo noticiado, essa talvez seja a posição em que o ritmo de jogo mais conta, uma vez que o guarda-metas é, na maior parte das vezes, a personagem determinate do placar de umjogo. Apenas uma breve nota: com a vinda do excelente Diego Cavaleiri para defender a meta do Fluminense, é de se pensar mais uma vez na qualidade de alguns jogadores, sobretudo dos arqueiros, formados pelo Palmeiras e como estes já estão dispersos quando mais o time precisa.

Zagueiros: a perda do zagueiro Danilo será inestimável para o time, remanescente da era Caio Júnior, na minha opinião um dos melhores times palestrinos dos últimos anos, conquistou ao longo do tempo excelente qualidade técnica, seu substituto, Thiago Heleno, é uma ótima contratação na minha opinião pelo que apresentou no clube celeste, mas está sem jogar desde os tempos do Cruzeiro, possivelmente tão logo o atleta recupere o ritmo de jogo tenhamos um substituto a altura do ponto de vista técnico. Por outro lado, o respeito conquistado por Danilo junto à torcida alviverde deixará saudades... Também é digno de nota a perda do zagueiro Fabrício que atuava de forma bastante diferenciada subindo ao ataque com qualidade.

Laterais: no setor, tanto defensivo como ofensivo, o time de Parque Antártica tem um de seus maiores problemas. Acredito que esse seja um dos setores mais importantes do futebol moderno juntamente com os volantes pela versatilidade das funções agregadas pelos laterais como por exemplo Léo Moura do Flamego que atua como armador e Renan Ribeiro do Cruzeiro que atua como volante. Gabriel Silva é um excelente lateral, mas ainda promissor, ganhou muita experiência no último ano quando ascendeu das divisões de base para o time profissional, porém ainda tem dificuldades na marcação; já o lateral Vitor, veio do Goiás e chegou ao time após as excelentes atuações pelo goiano em 2009, mas não apresentou a mesmo desempenho tanto por atuar com um posicionamento mais fixo, voltando para a marcar, como por não aproveitar as oportunidades oferecidas, tem qualidade, mas falta motivação. Preocupa a perda do negócio com Marcelo Cordeiro do Botafogo e nenhuma outra opção para as laterais.

Volantes: setor mais forte do time, que perde muito com a saída de Edinho, sobretudo pela semelhança com o estilo do treinador Luís Felipe Scolari que valoriza um futebol-força em detrimento de um futebol-técnica. Por outro lado, é a oportunidade de Pierre, excelente marcador e outro remanescnte da era Caio Júnior, reconquistar a posição que por muito tempo foi sua, porém, o volante ainda precisa se provar, pois seu rendimento caiu muito depois dos problemas particulares pelos quais passou no ano passado, mas possui qualidade técnica e sobretudo personalidade (talvez depois de Marcos o mais palmeirense dos jogadores do elenco) para tanto. Excelentes possibilidades com Tinga, que a semelhança de Gabriel Silva ainda precisa de tempo para crescer, e Marcos Assunção, porém a diretoria deve ter cuidado para que as negociações de Pierre e Assunção não prossigam.

Já no setor ofensivo...

Meias: com o esquema do ano passado, a lateral direita fixa com Marcio Araújo atuando como volante, a responsabilidade da criatividade do time recai sobre Valdívia, causando uma dependência que se torna crônica no setor desde o desentendimento de Diego Souza com a torcida palestrina. As contratações pretendidas para suprir o setor são utópicas: Andrezinho do Inter, que finalmente ganhará um chance com a possível saída de D'Alessandro, Alex, ex-meia palmeirense, que dificilmente deixará o Fenerbahçe da Turquia, e Ronaldinho Gaúcho, que felizmente foi para o Flamengo, o setor permanece carente pois a contratação de Willian e a possível negociação com Éverton Santos do Goiás não serão suficientes... No Goiás, acho interesante o investimento no meia Bernardo, ex-Cruzeiro, que é jovem e tem características bastante interessantes. A menos que surjam reforços no setor ou o técnico Luís Felipe Scolari, mude o sistem de jogo, talvez um 3-5-2, com dois volantes no meio e Marcio Araújo ou Pierre atuando como terceiro zagueiro, proporcionando a maior liberdade para os laterais participarem do ataque, o time continuará sem criatividade durante todo o ano de 2011.

Atacantes: outro setor carente, mas que possui caras novas, como Maikon Leite que depois da grave lesão sofrido enquanto jogava no Santos reconquistou a confiança no Atlético-PR com um ótimo campeonato Brasileiro no ano passado, e Adriano, ex-Palmeiras, que vem do Fluminense. São atacantes com caracterísiticas diferentes de Kléber, mas precisam se afirmar jogando, e dependem da criatividade do time para marcarem.

Para terminar, acho que a diretoria ainda precisa trabalhar muito em novas contratações para os setores de lateral e meio de campo, só assim o técnico poderá ter opções para fazer experiências durante o campeonato paulista e preparar o time para o Brasileirão. Na base que disputa a Copa São Paulo de Futebol Júnior, os dois laterais, o meio de campo Patrik e talvez até o atacante Miguel, precisam ser promovidos para a equipe profissional como peças de reposição, o meia até para a reserva ou titularidade!

Per favore non me rompere i coglioni...

Nenhum comentário: