E assim como no terceiro dia, "juntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares", também o anel fumegante se apresentava igualmente antagonizado, como se a gênesis transpusesse os liames estritamente religiosos de Deus para deitar raízes profundas na constituição de representações mitológicas culturais que fazem do homem Criador de sua própria condição de Criatura.
Na porção seca, um monte se impunha recoberto de espectros esverdeados como a simplicidade da erva recobrindo a Terra revelando sua riqueza em feixes de âmbar cítrico lima-alaranjado, flores de açafrão com seus miolos dourados e casulos tecidos de seda condimentados por mostarda e mel.
Na porção úmida, o monte se projetava abaixo da Terra recoberto por água cálida que, à medida que se aprofundava em desfiladeiros encobertos por escarpas adejajadas lentas ao calor abissal, adquiria qualidade de ciano, ardósia, petróleo até mergulhar na incerteza da sombra onde nenhuma luz jamais tocou; contudo, sobre a superfície verde-marinha fumegante sobrenadavam mosaicos em busca de sentido, como sobreviessem apenas fragmentos mornos da mata impenetrável salpicada de brilhantes e jade e esmeraldas após um violento desastre em oliva-militar.
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