segunda-feira, 28 de março de 2011

Midiofobia: Nada de bufê infantil. Moda agora é limusine

Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110327/not_imp697787,0.php
Data: 27 de março de 2011

Quando leio algo do tipo me sinto velho: crianças comemorando seus aniversários em limousines. Nada mais de bufês com piscina de bolinhas onde crianças podem ser crianças, agora temos crianças tão adultas quanto seus próprios pais, pois além de limousines, os pacotes incluem tardes no cabelereiro e manicure.

A opinião especilizada da psicóloga Laís Fontenelle, do Instituto Alana é de muito bom senso, (ao contrário do que a maior parte dos psicólogs diz): os adultos estão se "infantilizando" e as crianças se "adultizando" cada vez mais cedo, com uma da mães afirmandao nunca ter se divertido tanto como na festa da filha de 6 anos de idade. O que os pais muitas vezes não tem capacidade de dimensionar com essa inversão, é que a infância se perde entre um salão de cabeleirero e outro, e a crianças cresce em busca de uma infânca que nunca pode ter devido aos seus compromissos de adulto.

Como educador, sei que crianças reproduzem o que aprendem e assim dentro da escola e da sala de aula essas crianças passam a reproduzir comportamentos adultos sem o compreenderem completemente como a exarcebação da sexualização precoce e as intrigas entre amigos. Essa "adultização" que se degenera numa "infantilização" traz muitos prejuízos tanto de caráter comportamental, como pedagógico, pois os interesses da criança estão direcionados em serem adultos e como adultos não precisam estudar, deixando o compromisso com a escola de lado.


Fonte: http://theoldmistressesandme.wordpress.com/2009/02/05/foucault-on-las-meninas/
Legenda A Família de Filipe IV, mais conhecida como As Meninas, é o nome de um famoso quadro pintado em 1656 pelo pintor espanhol Diego Velázquez

Por outro lado, desconsiderando a questão pedagógica, particularmente cada vez tenho mais medo da liberdade a que estamos subtidos. Me causa verdadeira repugnância ver pais que levam seus filhos de 7 anos de idade num salão de cabelereiro ou numa manicure.

Nenhum comentário: