terça-feira, 3 de agosto de 2010

Democracia 1.7 (1) - Lista dos impugnados

É inegável que a democracia tal qual o sistema neo-liberal a determinou ainda é bastante jovem no Brasil, tem talvez pouco mais de vinte anos, quando o então presidente Fernando Collor de Mello, atual senador pelo estado de Alagoas, foi eleito depois de grande movimento popular conhecido como "Diretas Já" que colocou a tampa, ainda que não a tenha pregado devidamente, na ditadura exercida pelos militares desde 1964.

É muita presunção acreditar que a democracia brasileira se constituirá em cinquenta anos, os revolucionários franceses levaram pelo menos 150 anos antes de constituir a base de um governo razoavelmente democrático, se considerarmos o Terror, seguido de Napoleão Bonaparte e seu sucessor Carlos Luís Napoleão Bonaparte, as revoltas da Comuna de Paris, o regime de Vichy e por fim o governo de Charles De Gaulle seguido pelo neo-liberalismo Thatcher-Reagan do pós-guerra, uma democracia do consumo.

Por ocasião das eleições achei interessante escrever postagens a respeito do assunto, além de alguns links de utilidade pública, afinal, para não se alienar do mundo em que vivemos é preciso compreender política, ainda que não necessariamente gostar dela.

A notícia mais interessante que encontrei nos últimos dias que antecedem os debates pela TV Bandeirantes (que ocorre no mesmo dia e hora da transmissão do jogo entre São Paulo e Internacional pela semi-final da Taça Libertadores da América na Rede Globo) é a lista de impugnações do Ministério Público Eleitoral, não fiz uma análise detida, mas segue o link:

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=21&cod_publicacao=33628

Curiosidade: o número de deputados federais é determinado pela população de cada estado, o número de deputados estaduais é determinado pelo triplo de deputados federais, segundo a Constituição Federal:

"Art. 27. O número de Deputados à Assembléia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze."

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm

O Maranhão tem população de cerca de 6 a 7 milhões de habitantes, 18 deputados federais e 32 deputados estaduais, 42 impugnados. Comparando com São Paulo por exempl0 que possui população de cerca de 41 a 42 milhões de habitantes, 70 deputados federais e 90 deputados estaduais e 60 impugnados. Qual a maior personalidade política do Maranhão? O presidente do Senado, José Sarney, graduado e condecorado coronel maranhense.

"Por favor, me tira o tubo!"

Nenhum comentário: