No último domingo, dia 1º de agosto de 2010, eu, Piero Cassa juntamente com minha namorada, retornávamos de nossas férias nas Serra Gaúcha para São Paulo depois de merecidas férias.
Tomamos o ônibus na rodoviária de Caxias do Sul até a capital gaúcha bastante adiantados, às 16 hrs, pois obras eram realizadas na RS-116 próximo à Canoas, grande Porto Alegre, e o tráfego estaria intenso na entrada da cidade. Chegamos ao aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre por volta das 18:30 hrs para embarcar às 20 hrs no vôo 1245 da Gol Linhas Aéreas com destino ao aeroporto de Congonhas em São Paulo.
Uma vez nos adiantamos fazendo o check-in pela internet um dia antes, porém, ao despachar nossas bagagens fomos informados que houve um atraso no nosso vôo que deixara o aeroporto de São Paulo com quinze minutos de atraso, que, somados à meia hora prevista para o embarque de passageiros com suas bagagens e troca de tripulação totalizavam quarenta e cinco minutos de atraso no vôo 1245. Enquanto tomávamos café aguardando o embarque, os painéis do aeroporto Salgado Filho que até então marcavam "atraso previso de uma hora" saltou para "atraso previsto de duas horas", quando então nos dirigimos ao balcão da companhia aérea para obter maiores informações sobre o atraso.
A única informações que conseguimos foi que houve um problema com a tripulação em São Paulo e que houve um problema nos pousos e decolagens em diversos aeroportos muitos vôos de diversas companhias estavam atrasados e por isso nosso avião não havia decolado. Pois se foi assim por que não nos foi comunicado que o vôo não decolara desde o início, uma vez que um vôo São Paulo-Porto Alegre leva aproximadamente uma hora e meia? Por que haveria um problema com pousos e decolagens em diversos aeroportos se somente os vôos da Gol apresentavam atrasos segundo os paínéis do aeroporto? Sem dúvida a empresa nos privou de informações, o que impediu muitos passageiros de procurarem meios de transporte alternativos para retornarem à São Paulo como outras empresas de transporte aéreo ou mesmo o transporte rodoviário, pois 1º de agosto foi o último dia de férias escolares de inverno e muitos retornariam ao trabalho no dia seguinte.
Muitos passageiros procuravam seus direitos, como direito a informações (ANAC resolução no 141 de 9 de março de 2010 - capítulo I, seção I, art 2º), alimentação (ANAC resolução no 141 de 9 de março de 2010 - capítulo IV, seção I, par 1º, item II) e, quando os paínéis do Salgado Filho mostraram "atraso previsto de quatro horas" a reacomodação (ANAC resolução no 141 de 9 de março de 2010 - capítulo IV, seção I, par 1º, item III). Apesar das novas resoluções da ANAC, a companhia aérea não demostrou qualquer preocupação em informar aos passageiros seus direitos, não havia nenhum tipo de orientação da própria ANAC ou INFRAERO, pois os guichês estavam fechados às 20 hrs, e não há em Porto Alegre os juizados especiais de aeroportos, que só foram instalados nos aeroprotos mais movimentados do pais, a saber, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Somente ao requerer junto à companhia aérea a alimentação adequada conforme a resolução no 141 de 9 de março de 2010 foi possível confrontar as informações obtidas por outros passageiros: uma senhora angustiada pela demora da filha que retornaria de São Paulo no mesmo avião relatava que ela ainda não tinha deixado o aeroporto de Congonhas, um casal de namorados que entrara em contato com amigos dizia que a internet divulgava os atrasos sem determinar a causa, um rapaz afirmava que os pilotos da companhia aérea haviam entrado em greve por melhores salários. O restaurante por kilo Poa Express, ao qual fomos direcionados para nos alimentar enquanto aguardávamos nosso vôo, não foi capaz de atender a todos os passageiros, entre os quais incluiam-se crianças e idosos, pois segundo a gerente, o restaurante, que encerra suas atividades às 22 hrs, não estava preparado para receber o grande número de passageiros e por isso os direcionou à cafeteria Grão Café.
Nem mesmo a cobertura da imprensa intimidou a companhia aérea a fornecer maiores informações. Pouco a pouco os passageiros perdiam a calma, com as normas que regulam as relações entre consumidor e empresa por um fio, também as normas que regulam as relações entre seres humanos estava prestes a se romper. Agressões verbais a funcionários da Gol pouco a pouco se tornaram frequentes, pois considerando o atraso o vôo, se o mesmo ocorresse, seria redirecionado para Cumbica em Guarulhos, São Paulo, tornando a viagem ainda mais longa, outras companhias aéreas, que eventualmente poderiam receber passageiros, já encerravam suas atividades no Salgado Filho, que fecha por volta da meia-noite, enfim, somente com a notícia de que o vôo fora cancelado as agressões cessaram para dar lugar outrs sentimentos como frustração e .
O estresse emocional dos passageiros durante a demorada remarcação do vôo para 12:10 hrs, a retirada das bagagens e o translado até o Hotel Continetal, em frente à rodoviária de Porto Alegre, encerraram o primeiro dia de atrasos nos vôos da Gol linhas aéreas. Não acompanhei o translado, pois um funcionário que acomodaria as bagagens dos passageiros no ônibus da Expresso Caxiense foi extremamente desrespeitoso com minha companheira ao responder alguns questionamentos sobre a possibilidade de fazer maior número de viagens para que não aguardássemos todos os passageiros fazerem suas remarcações devido a estarmos extremamente desgastados por tentar embarcar a quatro horas e meia, para evitar conflitos tomamos um taxi para o Hotel Continental onde pudemos descansar um pouco.
No dia seguinte fomos apanhados no hotel por volta das 10:20 hrs da manhã e novamente chegamos cedo ao aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre para embarcar às 12:10 hrs no vôo 1243 da Gol Linhas aéreas, mas novamente o vôo apareceu como "atraso previsto de uma hora", saltando novamente para "atraso previsto de duas horas". Felizmente conseguimos autorização para alimentação rapidamente, ainda que algumas pessoas recebessem sua alimentação em restaurantes diferentes como o Missões Gourmet e o Poa Express, separando casais e amigos quer voariam juntos. Somente às 13:45 hrs, o vôo fora confirmado e embarcamos de volta para São Paulo, com quase 18 horas de atraso em relação à passagem que compramos.
Com tudo isso me pergunto: que país é esse que pretende promover uma modernização em sua infra-estrutura de transportes, esporte e lazer para atender aos milhares de estrangeiros que comparecerão ao Brasil em 2014 e 2016 sem antes providenciar tudo isso ao seu próprio povo?
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