Em príncípio estava a procura de outro vídeo que não poderia deixar de publicar no blog, a propagando da Wikileaks sobre a Mastercard. Simplesmente genial:
Porém, de link em link, cheguei à Heart Attack Grill, uma nova lanchonete de Dallas, Texas, nos Estados Unidos cuja propaganda é: "Heart Attack Grill, a taste worth dying for!", traduzindo livremente, "Grill do Ataque Cardíaco, um sabor pelo qual vale a pena morrer!". A proposta do marketing é simples: apelar para a sinceridade: a comida não é saudável. Por exemplo, a lanchonete possui um lanche com quatro habúrgeres, o quadruple bypass burger, que afirmam possuir 8.oooo calorias, as batatas fritas fritas em pura gordura de porco podem ser cobertas por queijo cheddar e o milkshake da lanchonete se orgulha de ser o "World's Highest ButterFat Content", o que possui maior índice de gordura de manteiga do mundo conforme o site.
Seguindo a linha de marketing da lanchonete, as garçonetes trabalham vestidas de enfermeiras sexies e o gerente como médico cardiologista sempre com o estetoscópio a tiracolo, todos sem nenhuma formação específica na area médica. Essa "equipe médica", é responsável entregar um prêmio aos clientes que capazes de comer um quadruple bypass burger, cujo valor calórico é equivalente ao que uma pessoa noramel come em três dias: um passeio de cadeira de rodas guiadas pela sensuais enfermeiras até o carro.
Veja o interessante vídeo produzido numa reportagem da CBS.
Devo concordar que os donos do negócio são extremamente sagazes, o marketing é quase que viral, transmitindo ao cliente confiabilidade, pois "enquanto os outros tentam se passar por saudáveis nós admitimos que não o somos", o que garante à empresa uma importante prerrogativa jurídica, pois em nenhum momento afirma que sua comida é saudável, não podendo portanto ser diretamente responsabilizada por acidentes relacionados à alto teor de gordura saturada na comida servida pela lanchonete, transferindo toda a resposabilidade pela escolha para o cliente. Além disso, a Heart Attack Grill uniu o instinto primitivo de saciar a fome a outro instinto bastante primitivo, o sexo: a relação antropológica entre alimentação e sexo existe desde que o Homo sapiens lascou sua primeira pedra tornando-se o caçador que, por sua habilidade em saciar a fome do bando, era também o sexualmente mais cobiçado.
Maquiavélico, mas genial.
Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hieronymus_Bosch-_The_Seven_Deadly_Sins_and_the_Four_Last_Things.JPG
Legenda: Os sete Pecados Capitais de Hieronymus Bosch. Mal sabia Bosch o que eram pecados...
Trata-se da liberdade individual levada ao extremo, no país que criou e desenvolveu a ideia de neoliberalismo ao extremo. Talvez, quando as 13 Colônias se rebelaram contra a Grã-Bretanha no último quarto do século XVIII, essas primeiras ideias já estivessem sendo gestadas, ao menos no âmbito comercial, mas talvez por se considerarem vigiados por alguma espécie de Deus ou pelos próprios membros da maçonaria, os pais fundadores tomaram a independência assumindo essse risco, de conduzirem sua própria nação, com responsabilidade, o que levou os Estados Unidos da América em pouco mais de cem anos a assumir o posto de maior potência industrial e econômica do mundo.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Declaration_independence.jpg
Legenda: A Declaração da Indpendência segundo John Trumbull. Vale a pena ver o link, pois o Wikimedia Commons identifica TODOS os founding fathers no quadro.
A pergunta é: o povo americano, e também os outros, estão preparados para arcar com as consequencias de suas ações? Estamos prontos para arcar com nossas resposabilidades diante do Estado? Para aquele que se autodonominou, "o filho do medo", a resposta é não, e eis que surge o Estado Moderno baseado na ideia do filósofo inglês Thomas Hobbes de que "o homem é o lobo do homem" e portanto é necessário um conjunto de regras para estabelecer regras de boa convivência entre os homens. Contudo, o neoliberalismo praticado agressivamente durante a Guerra Fria, sobretudo nos anos 70 quando a URSS estava sucumbindo ao poderio econômico e político dos EUA, afrouxou essas regras, garantido a liberdade como moeda de troca à alternativa socialista, deixando a liberdade de escolha a cargo do indivíduo, mas muitas das consequencias dessa liberdade de escolha a cargo do Estado e da iniciativa privada: Aumento de doenças cardíacas pela alimentação desregrada, novas fraturas decorrentes de acidentes em alta velocidade, depressão profunda pela novas relações sociais e consumo de drogas e tantos outros.
Um brinde, com o milkshake da Heart Attack Grill "World's Highest ButterFat Content", à liberdade!
"And the star-spangled banner in triumph shall wave,
While the land of the free is the home of the brave."
"E a bandeira coberta de estrelas em triunfo ondulará,
Enquanto a terra dos livres for a casa dos bravos."

Um comentário:
Gostei do post. Certamente as relações que você estabelece são muito pertinentes e pautadas num conhecimento que vem se estruturando na sua trajetória, isso me deixa bastante feliz além de contribuir em muito para o meu crescimento também : ) tenho muito orgulho de você, sabia? Fala sério, esses americanos são doente da cabeça, ô dó! Bjs Mammy
Postar um comentário